quinta-feira, 19 de março de 2015
Confira a história do PT-MRL e do PT-MQH, dois Fokkers 100 da TAM que se acidentaram quase que simultaneamente.
Então pessoal, hoje resolvi contar esse caso curioso da aviação brasileira. Todo mundo sabe, ou quase todo mundo, que os Fokkers foram sucesso no mundo inteiro, porém no Brasil sua reputação não é lá essas coisas. Boa parte da má reputação desse jato no país está atrelada a sua passagem pela TAM, e foi também nela que esse caso curioso aconteceu. Primeiro, vou falar brevemente sobre a história dessa aeronave na empresa, e depois falar sobre o caso desses dois aviões.
Os Fokkers chegaram no Brasil por meio da TAM, que operou seu primeiro Fokker F-27 (PT-LAF) no dia 1º de fevereiro de 1980 (35 anos). É a partir dessa data, então, que começa a história dessas aeronaves no Brasil. A introdução dos Fokkers 100 também ocorreu pela TAM, porém isso foi dez anos depois do F-27, em 1990. O modelo era novo no mercado (havia sido lançado em 1983 e feito o primeiro voo em 1986), era o que a fabricante Fokker tinha de mais moderno para oferecer aos seus clientes.
Na TAM, que ainda era uma aérea regional, o Fokker 100 foi o responsável pelo grande crescimento da empresa. Graças a ele, o que era uma pequena regional se transformou numa gigante do mercado, competindo com empresas como Varig, TransBrasil e Vasp. Ela chegou a operar mais de 50 aeronaves do tipo, e até 1998 sua frota era exclusiva de Fokkers.
Nem tudo foram flores na passagem do Fokker pela TAM, essas aeronaves também protagonizaram alguns dos principais acidentes da empresa. O primeiro deles foi com o PT-MRK, em outubro de 1996, que vitimou 99 pessoas. Cerca de um ano depois ocorreu outro acidente, quando uma suposta bomba explodiu e abriu um buraco na fuselagem do PT-WHK em pleno voo, uma pessoa morreu. Já em 2001 outro acidente foi registrado, quando uma peça da turbina de um Fokker 100 se soltou e quebrou a janela da aeronave, matando uma passageira e deixando três feridos.
Além desses acidentes, a passagem da aeronave pela TAM registrou ainda cerca de sete incidentes. Só três desses incidentes ocorreram em 2002, e será nesse ano que vamos nos concentrar. Ele foi o ano do ápice de problemas com a aeronave na aérea, e foi também quando esse caso bizarro aconteceu.
O Fokker foi alvo de preconceito desde o seu primeiro acidente, porém sua reputação só ficou liquidada em 2002. Foi um ano atípico e que a TAM provavelmente quer esquecer, mas aqui estamos nós cumprindo o papel de lembrá-los (desculpe-nos, TAM). O primeiro incidente ocorreu em fevereiro (até aí tudo bem), mas em abril ocorre outros dois, com um intervalo de dez dias entre eles. No dia 30 de setembro, porém, a aérea consegue reduzir o intervalo de tempo entre os incidentes para 40 minutos.
Os Fokkers de matrícula PT-MRL e PT-MQH foram os responsáveis por protagonizar esse caso no mínimo... curioso e bizarro. O primeiro fez um pouso de barriga em Campinas, e para não ficar por baixo o PT-MQH decidiu aterrizar em um pasto em Birigui, e a cereja do bolo foi o atropelamento de uma vaca. O caso foi tão curioso que a queda de um Embraer 120 da Rico, matando 28 pessoas, ocorrida no mesmo dia, acabou passando desapercebida (claro que o fato de que a imprensa não poupava esforços para demonizar o Fokker também ajudou a manter o foco nos incidentes).
Depois dessa, a TAM jogou a toalha e decidiu começar a aposentar seus F100. Entretanto, isso não foi o fim da sua carreira no Brasil, ele continuou sendo operado por outras empresas como a Avianca (OceanAir), mas esta, devido a má reputação, decidiu rebatizá-lo de MK28, um jogo de palavras com o nome oficial da aeronave que é Fokker 28 MK.0100 (agora peço desculpa à Avianca por ter revelado seu segredo).
Ainda hoje o avião é operado pela Avianca (OceanAir), mas já tem data para ser aposentado da frota, ele será substituído por aeronaves mais modernas da família A320. Infelizmente, esse avião se despedirá do Brasil carregando essa má reputação, fruto do medo imputado na população e da má gestão e do descuidado com as suas operações por parte de uma única empresa.
Por fim, caros leitores, quero falar sobre a memorável e respeitosa trajetória que essa aeronave teve. Com essa postagem, não quis exercer o papel de mais um veículo de imprensa que mancha a imagem do F100. Muito pelo contrário. Contando seu histórico no Brasil e focando nesse fato curioso, tive a intenção de esclarecer que, se ela foi uma aeronave perigosa, a culpa foi da empresa que não zelou da forma correta por ela. Portanto, quis exercer o papel dos defensores do 'holandês voador', pois conheço sua trajetória no resto do mundo e sei que ele foi bem sucedido, tanto em grandes aéreas quanto no mercado executivo.
Os Fokkers chegaram no Brasil por meio da TAM, que operou seu primeiro Fokker F-27 (PT-LAF) no dia 1º de fevereiro de 1980 (35 anos). É a partir dessa data, então, que começa a história dessas aeronaves no Brasil. A introdução dos Fokkers 100 também ocorreu pela TAM, porém isso foi dez anos depois do F-27, em 1990. O modelo era novo no mercado (havia sido lançado em 1983 e feito o primeiro voo em 1986), era o que a fabricante Fokker tinha de mais moderno para oferecer aos seus clientes.
Na TAM, que ainda era uma aérea regional, o Fokker 100 foi o responsável pelo grande crescimento da empresa. Graças a ele, o que era uma pequena regional se transformou numa gigante do mercado, competindo com empresas como Varig, TransBrasil e Vasp. Ela chegou a operar mais de 50 aeronaves do tipo, e até 1998 sua frota era exclusiva de Fokkers.
Nem tudo foram flores na passagem do Fokker pela TAM, essas aeronaves também protagonizaram alguns dos principais acidentes da empresa. O primeiro deles foi com o PT-MRK, em outubro de 1996, que vitimou 99 pessoas. Cerca de um ano depois ocorreu outro acidente, quando uma suposta bomba explodiu e abriu um buraco na fuselagem do PT-WHK em pleno voo, uma pessoa morreu. Já em 2001 outro acidente foi registrado, quando uma peça da turbina de um Fokker 100 se soltou e quebrou a janela da aeronave, matando uma passageira e deixando três feridos.
Além desses acidentes, a passagem da aeronave pela TAM registrou ainda cerca de sete incidentes. Só três desses incidentes ocorreram em 2002, e será nesse ano que vamos nos concentrar. Ele foi o ano do ápice de problemas com a aeronave na aérea, e foi também quando esse caso bizarro aconteceu.
O Fokker foi alvo de preconceito desde o seu primeiro acidente, porém sua reputação só ficou liquidada em 2002. Foi um ano atípico e que a TAM provavelmente quer esquecer, mas aqui estamos nós cumprindo o papel de lembrá-los (desculpe-nos, TAM). O primeiro incidente ocorreu em fevereiro (até aí tudo bem), mas em abril ocorre outros dois, com um intervalo de dez dias entre eles. No dia 30 de setembro, porém, a aérea consegue reduzir o intervalo de tempo entre os incidentes para 40 minutos.
Os Fokkers de matrícula PT-MRL e PT-MQH foram os responsáveis por protagonizar esse caso no mínimo... curioso e bizarro. O primeiro fez um pouso de barriga em Campinas, e para não ficar por baixo o PT-MQH decidiu aterrizar em um pasto em Birigui, e a cereja do bolo foi o atropelamento de uma vaca. O caso foi tão curioso que a queda de um Embraer 120 da Rico, matando 28 pessoas, ocorrida no mesmo dia, acabou passando desapercebida (claro que o fato de que a imprensa não poupava esforços para demonizar o Fokker também ajudou a manter o foco nos incidentes).
Depois dessa, a TAM jogou a toalha e decidiu começar a aposentar seus F100. Entretanto, isso não foi o fim da sua carreira no Brasil, ele continuou sendo operado por outras empresas como a Avianca (OceanAir), mas esta, devido a má reputação, decidiu rebatizá-lo de MK28, um jogo de palavras com o nome oficial da aeronave que é Fokker 28 MK.0100 (agora peço desculpa à Avianca por ter revelado seu segredo).
Ainda hoje o avião é operado pela Avianca (OceanAir), mas já tem data para ser aposentado da frota, ele será substituído por aeronaves mais modernas da família A320. Infelizmente, esse avião se despedirá do Brasil carregando essa má reputação, fruto do medo imputado na população e da má gestão e do descuidado com as suas operações por parte de uma única empresa.
Por fim, caros leitores, quero falar sobre a memorável e respeitosa trajetória que essa aeronave teve. Com essa postagem, não quis exercer o papel de mais um veículo de imprensa que mancha a imagem do F100. Muito pelo contrário. Contando seu histórico no Brasil e focando nesse fato curioso, tive a intenção de esclarecer que, se ela foi uma aeronave perigosa, a culpa foi da empresa que não zelou da forma correta por ela. Portanto, quis exercer o papel dos defensores do 'holandês voador', pois conheço sua trajetória no resto do mundo e sei que ele foi bem sucedido, tanto em grandes aéreas quanto no mercado executivo.
Nota: O PT-MRL se encontra no Museu TAM, que também possui um F-27 no seu acervo.
Informações:
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário