terça-feira, 13 de março de 2012
     A nova febre da aviação nacional, os ATRs, invadem o país com o conceito de turboélice.


     A aviação brasileira vive um novo tempo, está na moda os turboélices da ATR. A invasão dessas aeronaves se deve ao crescente mercado nacional da aviação regional, e elas trazem um novo conceito de custo-benefício para o país. A nova proposta é: pague menos e tenha um voo, apenas, um pouco mais demorado, trazendo ainda mais acessibilidade para a aviação dentro do Brasil. E as vantagens são muitas, pois empresas como a Trip e a Azul, que utilizam o aparelho, além de atraírem mais clientes, trazem o conceito de preservação do meio ambiente, economizando em diversas áreas.
     Pode parecer perigoso, para algumas pessoas, mas o mercado de turboélices avançou muito, e, a tecnologia e os procedimentos utilizados por essas aeronaves podem ser comparados aos de um jato comercial, trazendo para a categoria mais segurança. Além disso, essas aeronaves possuem o benefício de planarem por mais tempo, por serem mais leves, se for o caso de uma das hélices parar. Além de outros fatores que tornam o aparelho seguro, existe a facilidade de pilotagem da aeronave, favorecendo movimentos bruscos, em emergências.
     Conforto. Esse é outro conceito dos ATRs que favorecem os passageiros. Esse tipo de aeronave traz poltronas largas e de couro, assim como em aparelhos da Embraer, além da asa alta que permite uma visão mais ampla da paisagem, trazendo, novamente, as belezas de pontes aéreas, como Rio - São Paulo. O outro lado, o da companhia aérea, também é beneficiado, assim como o do meio ambiente. Os ATRs trazem como característica, o baixo custo operacional para as empresas aéreas, além de ocuparem menos espaço nos aeroportos, diminuindo os valores das taxas cobradas, e permitindo a operação na maioria dos aeródromos do Brasil.
     Apresentei, aqui, alguns benefícios dessas aeronaves 'novatas' na aviação nacional, mas que já conquistaram espaço. Faltou, ainda, das muitas que mencionei, falar  algumas características, como o baixo ruído dessas aeronaves e o baixo consumo de combustíveis, que favorecem a preservação do meio ambiente. Os ATRs marcam a volta das aeronaves movidas por hélice, que ficaram esquecidas no passado, por muito tempo, dando espaço para aeronaves mais velozes, que se adequam a correria do dia-a-dia. Valendo mencionar que o principal fator que fez esses aparelhos 'renascerem das cinzas' foi a sua reformulação, dando mais velocidade e aerodinâmica para eles.

2 comentários:

  1. Esse seu elogio foi muito bem construido. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, e abro, aqui, um pedido para que os leitores do avibrasil, postem mais comentários para que eu saiba se os meus textos estão gradando ou não. Mais uma vez, lhe agradeço pelo elogio

    ResponderExcluir

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco