quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Como essa é a estreia do ABC aéreo, nós iremos começar por onde todos os pilotos começam: Como um avião voa.
Saber como um avião voa pode ser uma lição aparentemente banal, ou algo desprezível, porém ela é capital para se ter o controle de uma aeronave. Ela é fundamental, pois, a partir dela, é que se pode avançar no aprendizado de como funciona todos os mecanismos e instrumentos de um avião.
Entender como um avião voa é o mesmo que entender aerodinâmica, ou seja, é necessário entrar um pouquinho na área da física. Tudo tem como base a asa. Ela é o instrumento fundamental para o voo das aeronaves, ou seja, ela é o coração do avião, e, a turbina, que não é menos importante, serve como um pulmão.
Ao todo quatro forças atuam no avião, a de tração, a de arrasto, a de sustentação e a peso. A asa e a turbina são as responsáveis por alimentar duas delas, para que elas possam vencer as suas concorrentes, como num cabo de guerra. Essas duas estruturas incrementam as forças de tração e a de sustentação, para que estas sejam maiores que a de arrasto e a peso, respectivamente. A decolagem, no caso, significa a vitória das duas forças sitadas, que depois se estabilizam em relação as outras durante o voo e que, por fim, passam a 'perder' controladamente no pouso.
Aprofundando um pouco mais o papel da asa, nós temos que ela exerce influência na batalha das forças verticais (a peso e a sustentação) realizando um balanceamento das pressões que atuam nela. Para isso, ela é lisa em baixo, permitindo que o ar passe e provoque uma pressão constante, e curva em cima para haver uma certa quebra na passagem do vento, enfraquecendo a pressão acima da asa.
A turbina, por sua vez, como pulmão, "alimenta" a aeronave, assim como o nosso órgão nos nutri de ar. Ela faz com que o avião ganhe velocidade, ou seja, ela faz com que a força que leva a aeronave vença aquela que a puxa. Sem ela, não adiantaria de nada a asa, havendo assim uma cooperação mútua, onde uma é extremamente necessária para a outra.
Resumindo: para que um avião voe, é necessário que uma força vença a outra, como num cabo de guerra, onde a asa e a turbina são os aliados daquelas que fazem o avião voar. Na asa nós encontramos a sustentação, necessária para alçar voo, e na turbina encontramos a velocidade, que faz o avião se locomover.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário