terça-feira, 31 de março de 2015
Vamos conhecer agora os diversos fatos curiosos que marcam a trajetória da Família A320 da Airbus.
A Família A320 da Airbus possui mais de 30 anos, e isso já foi o suficiente para a aeronave apresentar uma bagagem histórica cheia de fatos curiosos. Desde o seu lançamento, em março de 1984, a família de curto e médio curso da fabricante européia foi um sucesso e uma pedra no sapato da Boeing e dos seus queridinhos 737. Um dos fatores que demonstram bem esse sucesso é o fato de que os A320 já transportaram o equivalente à população mundial, ou seja, ele já transportou 7 bilhões de passageiros.
A Família A320 foi lançada em março de 1984, porém o primeiro voo só foi realizado em 22 de fevereiro de 1987. A primeira aeronave da família foi o A320, depois vieram mais três membros: A321, A319 e A318, respectivamente. Todas as três são variações alongadas ou retraídas da primeira versão. Elas são fabricadas na França (Toulouse / antiga fábrica do Concorde), Alemanha e China.
Como todo mundo sabe, essa simpática família tem um grande rival desde seu lançamento em 1984, o 737 da Boeing. A aeronave é um best-seller da fabricante norte-americana, tendo monopolizado o mercado durante muitos e muitos anos. Porém, esse domínio durou até a chegada do A320, que foi ganhando espaço e rivalizando de igual para igual com o filhote da Boeing.
O resultado dessa disputa é que hoje o modelo da Airbus também é um best-seller, ele possui 6.191 aeronaves em operação distribuídas entre 431 empresas. Agora um fato curioso: um dos seus principais clientes é a US Airways. Mas sua presença nos EUA não para por aí. Além dela, outras empresas norte-americanas, como United e American Airlines, também utilizam A320, ou seja, a simpática família virou sucesso até mesmo no país de origem do 737.
Se você achou tudo isso impressionante, só queria te dizer que a carteira de pedidos da Airbus já acumula 11.537 encomendas só por aeronaves dessa família, ou seja, é quase o dobro do número de aeronaves em operação! Ainda sobre as encomendas, elas representam 2/3 do total de pedidos que a Airbus possui. Hoje, quatro em cada cinco Airbus comerciais que voam são da Família A320 e a cada 2,5 segundos um avião desse pousa ou decola, o que dá uma média de 6,3 milhões de voos por ano.
Os números e fatos interessantes sobre o A320 não acabaram, vamos ver agora a cereja do bolo. Mais ou menos na metade de 2012, a simpática família havia transportado sete bilhões de passageiros - equivalente a atual população mundial. Esse número foi contado a partir da sua estréia em voos comerciais, que ocorreu no ano de 1988. Impressionante, não?!
A aeronave é um sucesso de números, sem dúvida. Mas só para complementar, devido ao episódio recente de um acidente com um A320, queria registrar os números de acidentes dessa aeronave. Assim, quero que fique claro que ele também é um sucesso em termo de segurança. Darei aqui uma resposta ao pessoal que colocou a reputação do A320 em dúvida. Desde sua entrada em operação, foram registrados 27 acidentes, o maior deles foi em Congonhas com o da TAM, em 2007. Pode parecer muito, mas como a aeronave é muito operada isso representa uma taxa de apenas 0,14 acidentes fatais por cada um milhão de voos.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o A320, suas curiosidades, fatos e números. Particularmente, acho uma aeronave impressionante e é sempre bom voar a bordo dela. Mesmo assim, sou incapaz de escolher entre o 737 e o A320, pois são dois aviões fascinantes e com peculiaridades que criam experiências de voo diferentes e igualmente prazerosas. Vocês, leitores, preferem alguma delas?
Informações:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/dez_factos_sobre_o_aviao_a320.html
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário