segunda-feira, 16 de março de 2015
Hoje você irá começar a ver tudo sobre o novo widebody da Airbus, cujas entregas já começaram. (Parte I: História e Desenvolvimento inicial)
Então pessoal, é muito bom voltar a escrever para vocês, estava sentindo falta disso. Seguindo a nossa nova grade da programação e a nova formulação do blog, hoje é dia do "Clássicos do ar". Decidi recomeçar falando sobre o novíssimo A350, que é uma das mais novas aeronaves da fabricante Airbus e que já começou a ser entregue e já está transportando passageiros pela empresa Qatar Airways, nos voos QR67 e QR68 entre Doha e Frankfurt.
Esse "Clássicos do ar" vai ser um pouquinho diferente e ele segue uma nova tendência dessa nova fase do Avibrasil. Para deixar as postagens menos cansativas e mais fáceis de ler, aquelas cujo conteúdo seja extensivo serão divididas em partes a serem publicadas aos poucos. No caso dessa matéria sobre o A350, ela será dividida em três partes, onde hoje você conferirá o início do projeto A350, o desenvolvimento inicial.
A história desse bimotor de longo alcance remonta o ano de 2004. O desenvolvimento do 787 da Boeing até então não preocupava a Airbus, ela via essa aeronave como uma resposta ao bem sucedido A330. Entretanto, as empresas pressionaram a fabricante francesa, que chegou a pensar em anunciar uma nova versão do A330 modernizada, que traria as modificações necessárias para competir com o futurístico 787. Para encurtar a história, isso não foi aceito e o presidente teve que anunciar o investimento em uma nova aeronave, o A350.
O nome era novo, mas as aeronaves teriam fuselagem semelhantes. A diferença estaria apenas em novas estruturas (asas e motores) e nos novos materiais a serem usados, que confeririam ao novo projeto uma melhor performance. Mesmo assim, apenas isso bastou para que o A350 fosse anunciado em um ano e já no ano seguinte (2005) emplacasse logo de cara uma encomenda por 60 unidades feita pela Qatar Airways (cliente de lançamento).
A ideia inicial era criar uma aeronave com capacidade entre 250 e 300 passageiros. Seriam duas versões, o A350-800 e o A350-900 competindo diretamente com o 787-9 e o 777-200ER. Então vem as decepções: Emirates rejeita o avião; ILFC e GECAS, grandes clientes da Airbus, e o CEO da Singapore Airlines criticam a aeronave por parecer com o A330; e a própria Singapore e a Qantas optam pelo 787.
PARTE II: AQUI
PARTE III: AQUI
Informações:
http://www.qatarairways.com/global/en/airbus-a350.page
http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A350_XWB
http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a350xwbfamily/
http://www.a350xwb.com/
PARTE II: AQUI
PARTE III: AQUI
Informações:
http://www.qatarairways.com/global/en/airbus-a350.page
http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A350_XWB
http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a350xwbfamily/
http://www.a350xwb.com/
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