terça-feira, 11 de março de 2014

     A cada dia que se procura o 777 da Malaysia Airlines mais informações são descobertas aumentando o mistério.

     O diretor comercial da Malaysia Airlines, Hugh Dunleavy, afirma: "se preparem para o pior". Porém o que seria 'o pior' no caso do misterioso voo MH370, que desapareceu no último sábado? Acidentes como o do 777-200ER são incomuns, porém possuem precedentes. Estes precedentes justificam a demora para achar a aeronave desaparecida, pois foi registrada grande dificuldade, em casos anteriores, para encontrar os aviões desaparecidos nos oceanos.

     A demora e dificuldade para encontrar um avião acidentado na água tem diversos motivos. O primeiro é que, ao cair, a localização do avião é imprevisível, já que o radar deixa de detectá-lo. O segundo motivo é que, por ser imprecisa a localização de um avião acidentado, torna-se ainda mais difícil achá-lo em pousos na água devido a falta de pessoas que tenham visto a queda. O terceiro diz respeito as correntes marítimas, que deslocam os destroços da aeronave, aumentando a imprecisão da localização.

     Existem, além dos motivos citados, diversos outros que são responsáveis por essa demora para achar o avião desaparecido, porém o último citado acima é bastante temido. As correntes marítimas são o principal motivo para o aumento da tensão nas buscas a cada dia que passa. As correntes, inclusive, podem ter sido o principal motivo que fez com que as autoridades não conseguissem encontrar o cargueiro da Varig que deve ter caído no Pacífico no final da década de 70, confira mais detalhes sobre esse caso aqui.

     Além de criar uma tensão entre os familiares, oficiais e empresa aérea, o desparecimento do Boeing é atormentador, pois não existe um motivo óbvio para o sumiço. Motivo óbvio seria a aeronave ter vasto histórico de acidentes, cujo 777 não tem, pelo contrário, seu primeiro acidente com vítimas só ocorreu ano passado, a empresa ser conhecida pela insegurança, que não é o caso da Malaysia Airlines, ou até mesmo condições climáticas adversas, que não existiam na noite em que ele desapareceu.

     A falta de um motivo como os citados, que permitem tirar conclusões prévias e plausíveis mesmo sem ter encontrado a aeronave para prová-las, cria então a possibilidade de que milhares de passageiros que estão voando diariamente em Boeings 777 estejam correndo perigo, pois pode haver uma falha mecânica, estrutural ou técnica da aeronave que não foi identificada até hoje. Ou seja, a tensão se torna ainda maior e o desaparecimento ainda mais atormentador, porque, se for o caso de uma falha do avião, outro acidente poderia ocorrer a qualquer momento.

     A esperança agora é de que as autoridades consigam encontrar o jato desaparecido, e, assim, respostas sejam dadas para as tantas perguntas que surgem, e também seja confirmada a verdadeira causa para o acidente e seja dado um ponto final na angústia de parentes que estão esperançosos por respostas. Cada dia que passa aumenta a tensão e a tormenta para todos, pois, até agora, este acidente é uma grande pergunta sem resposta.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco