domingo, 1 de julho de 2012
Um programador criou o primeiro simulador de voo que é 100% brasileiro.
O programador João Pagotto, de 27 anos, criou um simulador de voo para aviões de pequeno e médio porte com tecnologia inteiramente nacional. Segundo o inventor, os diferenciais do equipamento são o software, as placas gráficas e o sistema de instrução, criados por ele, que eram, até então, produzidos apenas fora do Brasil. A partir disso, Pagotto estima diminuir em até R$ 30 mil o custo de simuladores, com o objetivo de abastecer o mercado brasileiro. Para o professor de engenharia aeroespacial da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos (SP), Fernando Catalano, a iniciativa de Pagotto é "providencial" para as escolas de aviação de todo o País.Segundo o inventor, formado em ciências da computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), tudo começou como um hobby, entre o final do ano de 2003 e o começo de 2004. “Na época, eu estava no início da faculdade. Eu jogava muito o Flight Simulator, que é um jogo de computador. A partir daí, comecei a programar algumas placas gráficas para o simulador, itens que não são feitos aqui no Brasil”, afirmou o programador. Em 2007, Pagotto concluiu que poderia usar o então hobby como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), requisito para receber o diploma de curso superior. “Eu visitei um aeroclube da região e vi um dos simuladores de voo. Aí percebi que poderia fazer melhor do que aquilo, em termos de programação”, pontuou o inventor.
Atualmente formado e trabalhando como programador em uma empresa de softwares de Cerquilho (SP), cidade onde vive com a família, Pagotto dedica cinco horas de seu dia para trabalhar nos últimos detalhes do simulador. O inventor precisa adaptar o equipamento para uso profissional em uma escola de aviação de Campinas (SP). “Para isso preciso da homologação da Agência Nacional de Viação Civil. Eles pedem uma série de especificações, entre elas, a criação de um programa para uso dos instrutores, algo que não é feito aqui", afirmou. Pagotto estimou em 20 dias o tempo necessário para terminar o simulador e alugá-lo para a escola. "Esta será minha fonte de renda. O simulador passou a ser meu projeto de vida”, concluiu o programador.
Segundo Catalano, o projeto do programador de Cerquilho é interessante do ponto de vista acadêmico, pois as escolas de aviação dependem de simuladores para o ensino prático do voo. "O custo de um simulador atualmente é exorbitante. O mercado nacional precisa de algo como a invenção desse rapaz", afirmou o professor da USP.
Fonte: Portal G1
Marcadores:Aviação brasileira
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário