terça-feira, 28 de abril de 2015
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport.
Olá, pessoal, agora iremos conhecer um pouco mais sobre um aeroporto extraordinário. Vamos falar hoje sobre o Gustaf III, que está localizado na ilha caribenha de St. Barth - em português, São Bartolomeu. O aeroporto é no mínimo aterrorizante para quem tem problema de coração e morre de medo de avião, mas é também uma obra-prima para os entusiastas. Particularmente, acho ele incrível, de fato perigoso, mas ainda incrível e sou fascinado por ele.
Como já pude adiantar, o aeroporto está localizado na ilha caribenha de São Bartolomeu. Ela fica a 24 Km sudoeste de São Martinho, outra ilha caribenha que também possui um aeroporto tão curioso quanto, o Princess Juliana International Airport. O Princess Juliana fica na parte da ilha pertencente aos Países Baixos (St. Maarten), sendo a outra parte pertencente à França (Saint- Martin).
St. Barth e St. Maarten são incríveis e possuem cenários belíssimos criados pela natureza, o que lhes conferiram muita fama e turismo. Elas estão constantemente recebendo celebridades e pessoas ricas, portanto se tornaram luxuosas também. St. Barth é a menor das duas e está estruturada num rochedo de 21 m² fruto de atividade vulcânica. Mesmo sendo menor, ela também apresenta uma estrutura incrível, com moradias de luxo, hotéis refinados e excelentes restaurantes franceses. Ela é perfeita para quem quer relaxar, comer bem, fazer compras e/ou praticar esportes.
St. Barth é incrível e diferente em todos os sentidos. Quem tem o prazer de visitar a ilha já percebe isso na chegada por avião, ao pousar no Gustaf III. Assim como o restante da ilha, o aeroporto também segue a tendência de ser diferente. Ele é um aeroporto de pequeno porte e que, portanto, recebe pequenas aeronaves. Entretanto, o perigo não está só na sua pequenez (pista com 651 metros de comprimento), é o local onde ele está localizado que também torna os procedimentos arriscados.
A cabeceira 10 da pista do aeroporto fica localizada logo abaixo de um barranco, e acima desse barranco existe uma estrada. Se você achou isso perigoso, é porque não sabe que a pista acaba na praia. Portanto, errar para menos no pouso resulta em colidir com a estrada, já errar para mais na decolagem resulta numa visita à praia e num gostoso banho de mar. Já o pouso pela cabeceira 28 é bastante parecido com os famosos pousos realizados no Princess Juliana, cuja chegada dá a impressão de que o avião irá pousar no mar.
O Gustaf III não recebe voos de grandes empresas, isso porque, como já disse, ele é de pequeno porte. No caso, você possui seis opções de linhas aéreas para chegar ao aeroporto: Winair, Air Antilles Express, Air Caraibes Express, St. Barth Commuter, Windward Express Airways e Tradewind Aviation. Caso você não queira essas opções, ainda existe a possibilidade de fretar uma aeronave. Independente de qual você escolher, os pilotos que operam voos para o aeroporto possuem uma qualificação especial, justamente devido à periculosidade da pista.
Os aviões mais operados no aeroporto de St. Barths são o Britten-Norman BN-2 Islander e o De Havilland Canada DHC-6-300 Twin Otter, com capacidade para 9 e 20 passageiros, respectivamente. Essas aeronaves são tão peculiares quanto o próprio Gustaf III e se tornaram muito comuns na região, acho até que a maior concentração desses aviões esteja nas ilhas caribenhas.
Já falamos sobre os perigos provenientes do tamanho e do local onde o aeroporto se encontra, o que não mencionamos é que esse perigo é agravado devido ao fato de que a aproximação é geralmente turbulenta. Segundo dados do site da ilha de St. Barth, a aproximação pode ser muitas vezes perturbada pelas turbulências independente da direção. Esse também é um dos motivos pelos quais, segundo o site, existe esse certificado especial para os pilotos que desejam aterrissar no Gustaf III.
Então é isso, espero que tenham gostado de conhecer o Gustaf III. Espero também que essa matéria tenha servido para aqueles que já conheciam o aeroporto de St. Barths, como uma fonte de novas informações e aprendizados sobre ele.
A cabeceira 10 da pista do aeroporto fica localizada logo abaixo de um barranco, e acima desse barranco existe uma estrada. Se você achou isso perigoso, é porque não sabe que a pista acaba na praia. Portanto, errar para menos no pouso resulta em colidir com a estrada, já errar para mais na decolagem resulta numa visita à praia e num gostoso banho de mar. Já o pouso pela cabeceira 28 é bastante parecido com os famosos pousos realizados no Princess Juliana, cuja chegada dá a impressão de que o avião irá pousar no mar.
O Gustaf III não recebe voos de grandes empresas, isso porque, como já disse, ele é de pequeno porte. No caso, você possui seis opções de linhas aéreas para chegar ao aeroporto: Winair, Air Antilles Express, Air Caraibes Express, St. Barth Commuter, Windward Express Airways e Tradewind Aviation. Caso você não queira essas opções, ainda existe a possibilidade de fretar uma aeronave. Independente de qual você escolher, os pilotos que operam voos para o aeroporto possuem uma qualificação especial, justamente devido à periculosidade da pista.
Os aviões mais operados no aeroporto de St. Barths são o Britten-Norman BN-2 Islander e o De Havilland Canada DHC-6-300 Twin Otter, com capacidade para 9 e 20 passageiros, respectivamente. Essas aeronaves são tão peculiares quanto o próprio Gustaf III e se tornaram muito comuns na região, acho até que a maior concentração desses aviões esteja nas ilhas caribenhas.
Já falamos sobre os perigos provenientes do tamanho e do local onde o aeroporto se encontra, o que não mencionamos é que esse perigo é agravado devido ao fato de que a aproximação é geralmente turbulenta. Segundo dados do site da ilha de St. Barth, a aproximação pode ser muitas vezes perturbada pelas turbulências independente da direção. Esse também é um dos motivos pelos quais, segundo o site, existe esse certificado especial para os pilotos que desejam aterrissar no Gustaf III.
Então é isso, espero que tenham gostado de conhecer o Gustaf III. Espero também que essa matéria tenha servido para aqueles que já conheciam o aeroporto de St. Barths, como uma fonte de novas informações e aprendizados sobre ele.
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