segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

     Falhas na prestação de assistência aos passageiros devido a atrasos e cancelamentos foi um dos motivos da multa.

     A ANAC informou, após reunião com representantes da GOL, que os problemas de atrasos e cancelamentos enfrentados por ela na última quinta, sexta e sábado foram provocados por falhas no gerenciamento da tripulação. A agência fará uma auditoria nesse processo e a empresa terá que apresentar um plano de redundância para evitar novas ocorrências. A empresa também será multada por falhas na prestação de assistência aos passageiros prejudicados pelos atrasos. A multa está em R$ 2,5 milhões, mas pode passar de 5 milhões.

     O diretor-presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, explicou que problemas meteorológicos em Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont e Galeão, os quais fecharam os aeroportos por horas, foram o início do problema. Isso afetou também as operações em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Em decorrência disso, os voos de diversas empresas tiveram atrasos e cancelamentos, o que também prejudicou as operações da sexta. Porém, a GOL não conseguiu resolver o problema com agilidade e os atrasos e cancelamentos chegaram até o início do domingo.

     Guaranys afirmou que, além das dificuldades em gerenciar a tripulação, a GOL também extrapolou a carga horária máxima permitida aos tripulantes, o que envolve questões de segurança. Ela também teve dificuldade em deslocar outros profissionais de maneira ágil, mantendo o alto percentual de atrasos por um longo tempo. Os problemas meteorológicos da quinta levou a ANAC a reforçar a fiscalização e foi a partir daí que ela detectou as falhas na assistência aos passageiros por parte da empresa, o que gerou a multa.

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