quinta-feira, 30 de agosto de 2012

     Azul e Trip anunciam mais novidades sobre o processo de fusão e de criação da holding.


     A nova holding resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas obteve aprovação das autoridades governamentais, e já tem uma nova marca definida: Azul. Pesquisas encomendadas pelas empresas apontaram que a Azul detém hoje uma marca com maior presença de mercado, portanto, com maior conhecimento no Brasil e no mundo. Para simbolizar a união entre as duas companhias, uma nova identidade visual foi criada, trazendo elementos da Trip que preservam o legado desta marca no novo logotipo. Para David Neeleman, CEO e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas, escolher entre os dois nomes foi uma decisão difícil, pois as duas aéreas souberam construir suas imagens de forma primorosa nos últimos anos. Já José Mário Caprioli, presidente da Trip, disse estar contente com a definição e a consequente adoção de uma marca unificada.


     O logotipo da Azul passará por modificações, onde a letra "U" passa a ser grafada em tons contrastantes com as demais letras, de forma a evocar a logotipia atual da Trip, onde a letra "I" é grafada em tonalidades distintas das letras outras. Além de remeter ao logo da Trip, a letra “U” destacada em outra tonalidade simboliza a “união” das duas companhias em torno do objetivo de ser a companhia número 1 na escolha dos clientes. Há ainda outra mudança: as expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, que hoje fazem parte da marca, deixam de existir, uma vez que a empresa já se consolidou como uma companhia aérea e brasileira.

     As duas empresas manterão suas marcas por mais algum tempo, porém, passam a incorporar uma assinatura e um selo alusivo ao momento de integração nas aeronaves, cujo tema é “Azul e Trip: juntas pelo Brasil.” Os novos aviões, encomendados pelas duas aéreas, já sairão de fábrica ostentando a nova identidade unificada. Quanto aos aviões já existentes nas malhas das empresas, eles receberão gradativamente a nova identidade unificada quando realizarem o cumprimento dos trabalhos de manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca.

     Algumas ações serão feitas em homenagem às empresas, com o objetivo de que suas atuais marcas sejam lembradas após o surgimento da nova companhia. Como já é tradição da Azul “batizar” suas aeronaves, todos os aviões da Trip ganharão “padrinhos e madrinhas”, que darão nomes aos aviões, e terão uma faixa na cor prata, elemento presente na identidade atual da empresa. Além disso, um Embraer e um ATR da Trip serão mantidos com as pinturas atuais, para todo o sempre. Por fim, um Embraer 195 ganhará uma pintura especial tendo como base a cor prata, presente na identidade da Trip, simbolizando a união das duas empresas. Em relação aos uniformes, as companhias entendem que esses continuam representando-as muito bem, além de serem bem avaliados por aqueles que os vestem. Assim, para deixar clara a mensagem de união, elas resolveram adotar os uniformes hoje utilizados por cada um em diferentes áreas, mas o uniforme para pilotos ainda está em definição.

     Porém, mesmo com essas definições, o trabalho de implantação de uma única identidade corporativa para as duas companhias encontra-se em fase de preparação e desenvolvimento de sua normatização para eventual aplicação. Quando da aprovação do acordo pelas autoridades, ele será gradativamente adotado em todas as aplicações da marca. Ainda sobre as mudanças, Gianfranco Beting,  diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul afirmou que “nossa intenção foi a de promover a continuidade do incrível legado que ambas as companhias aportam. Ainda que jovens, trabalhamos para que as duas marcas fossem promovidas e lembradas, com a inclusão de elementos das duas em todo o trabalho de identidade visual nesta nova fase de unificação das companhias”

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco