sexta-feira, 9 de março de 2012
     Como é que a Azul vem assustando a concorrência, desde que entrou no mercado brasileiro?

Aeronave comemorativa do dia do câncer de mama.
     A Azul Linhas Aéreas, carinhosamente chamada de 'Caçula' pelo Avibrasil, vem preocupando a concorrência de uma forma impressionante, e é, ainda mais espantoso, o seu crescimento exponencial no mercado da aviação brasileira. Ela incorporará a 50ª aeronave em sua frota, possui mais de 15 milhões de passageiros transportados, já participa de 10% do mercado brasileiro e possui 370 operações diárias para 45 aeroportos no Brasil. Não é qualquer empresa que atinge essas marcas em apenas três anos, principalmente num mercado competitivo como é o da aviação.
     As marcas atingidas pela 'caçula' do brasil, não vieram por sorte. A empresa possui algo de diferencial, que a fez atingir o público brasileiro. Talvez seja porque ela assumiu ser brasileira, pois, atualmente, não existe, neste país, uma empresa que assuma isso (até a TAM já mudou seu slogan). A afirmação de ser brasileira atraio, mas não foi o suficiente para a empresa. Criar pinturas homenageando datas comemorativas, também teve sua parcela fundamental para a popularização da empresa, pois havia muito tempo que isso não acontecia no Brasil.
     A empresa que não tem vergonha de ser brasileira e que representa o país nos céus, trouxe algo importante para o pátria: a utilização de aeronaves brasileiras (da Embraer), que, até hoje, foram poucas as companhias que utilizaram um aparelho tão bom e confortável, caracterizados por suas poltronas largas e com um grande espaço entre elas.
A caçula do Brasil.
     A introdução das aeronaves da Embraer, trouxe para ela o principal: o apoio do próprio país. Mas, voltando para a Azul, nem tudo são flores no caminho da caçula, pois toda companhia aérea possui os seus defeitos. Ainda existe muito o que avançar, no que diz respeito ao atendimento em solo e no ar, apesar de já ser bom. Além disso, a empresa se fechou muito em operar voos para apenas um Hub, Campinas. Ela precisa compreender que nem todo mundo quer ir para Campinas. Fica inviável, por exemplo, alguém querer sair do Sul para Brasília e ter que fazer escala em Campinas, o que ocorre, também com pessoas do Norte, e até mesmo com o Nordeste.


     A caçula, é, além de tudo que já foi citado aqui, a esperança da aviação brasileira que vem sendo perdida para os estrangeiros. É verdade que ela possui defeitos, que não são poucos, mas a sua trajetória ainda é curta, e ela, ainda, tem muito o que aprender, mas nos seus poucos dias de vida já começou a andar como gente grande. Desejo parabéns a Azul que traz para nós uma aviação diferenciada, o que fazia muito tempo que não víamos, aqui, no Brasil.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco