quinta-feira, 13 de agosto de 2015

     A troca do pneu de um avião é um processo complexo, mas pode ser feito em apenas 30 minutos.

     Trocar o pneu de um carro pode ser uma tarefa complicada para muita gente, imagina, então, trocar o pneu de uma aeronave. O que será apresentado aqui nada mais é do que uma simplificação do processo, que não é tão simples quanto parece. A forma como se troca o pneu vária de um avião para outro, e todas as instruções se encontram no manual do fabricante. Nosso parâmetro será o trem de pouso traseiro do Boeing 777, aeronave cujo processo dura cerca de 30 minutos.

     Antes de mais nada, é preciso frisar ainda que, não importa quantas vezes já tenha trocado um pneu, o técnico de manutenção sempre deverá consultar o manual. Posto essas considerações iniciais, vamos ao primeiro passo para a troca do pneu.

     Primeiramente, deve-se utilizar um macaco hidráulico chamado de malabar. Ele consegue suportar um peso de até 85 toneladas e deve ser encaixado no "truck" do trem de pouso. Ao ser encaixado, deve-se bombear o macaco hidráulico através de uma conexão de ar comprimido, o que permitirá levantar o trem de pouso do chão.

     Com a roda fora do chão, podemos ir para o segundo passo, que consiste em remover a válvula de ar para esvaziar o pneu e em retirar a capa protetora do transducer. Ao retirar essa proteção, você conseguirá ver a porca que prende a roda no eixo do trem de pouso. Essa porca é fixada com dois parafusos, para retirá-la é preciso da ajuda de um equipamento hidráulico.

     Depois dessa etapa, você conseguirá ver o eixo do trem de pouso e sua rosca, na qual a porca estava fixada. A roda ainda não pode ser removida, porque é preciso proteger essa rosca. Finalmente, depois de colocar o protetor, utiliza-se um suporte especial para remover a roda de 200 kg do eixo. Esse suporte apoia e levanta o pneu, o que elimina seu peso sobre o eixo.

     Terminado a retirada da roda, realiza-se uma inspeção no eixo e retira-se o excesso de graxa. Com o eixo limpo e inspecionado, a nova roda (com o pneu desinflado) pode ser colocada. O suporte especial também é utilizado nesse processo, o qual deve ser realizado com cuidado, pois as canaletas da roda precisam se encaixar corretamente nas trilhas do conjunto de freio.

     Agora, com a roda encaixada, deve-se retirar a proteção da rosca para recolocar a porca. Ela é reposicionada com um torque muito alto, que fará com que o rolamento fique ajustado na base do eixo. Esse torque na porca é realizado com a roda girando, por isso é preciso desativar o freio de estacionamento. Depois é só alinhar os parafusos e instalar as travas da porca. Finalmente, instala-se o protetor do transducer e aperta-se a braçadeira.

     Após todo esse processo, basta fazer a calibração do pneu, que deve ser calibrado entre 205 e 220 libras. O pneu dos aviões são calibrados com nitrogênio seco, que se conserva por mais tempo no pneu, não congela facilmente e não se expande muito com o aumento da temperatura. Pronto! O pneu da aeronave foi trocado e ela pode voltar a voar seguramente.

Troca do pneu dianteiro de um A321:
Tem opinião a respeito disso? Deixe seu comentário! É fácil, rápido e você nem precisa se identificar. ↓
Informações:
http://super.abril.com.br/cotidiano/como-se-troca-pneu-aviao-610968.shtml
http://www.avioesemusicas.com/como-se-troca-um-pneu-de-um-boeing-777.html

Fotos:
© Aviões e Músicas

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco