domingo, 23 de agosto de 2015
Veja um pouco da trajetória do Avibrasil, que hoje completa exatamente cinco anos de existência.
Hoje é um dia muito importante para o Avibrasil, pois estamos completando exatos cinco anos de vida! Por isso, estamos abrindo esta exceção neste domingo, dia no qual geralmente não publicamos nenhuma matéria, para falar um pouco da nossa trajetória até aqui, como uma forma de comemorar essa nossa história. Vamos comentar sobre nossa evolução, mudanças e crescimento, que são frutos de muita dedicação e trabalho.
A narrativa hoje será um pouco pessoal, pois falar do Avibrasil é também falar, de certa forma, da minha vida. Nos últimos cinco anos, meu dia-a-dia, em meio aos estudos e as outras atividades, tem sido boa parte dedicado ao blog. São várias horas do dia destinadas a ler, pensar e escrever sobre aviação, o que de longe é algo massante, muito pelo contrário, é muito gratificante.
A paixão pela aviação vem desde criança, mas foi em 2010 que surgiu a vontade de escrever sobre o assunto. Foi então que apareceu a ideia de criar o Avibrasil, como um blog informativo e opinativo. O começo foi um grande desafio, ainda mais porque eu era alguém com pouca experiência na escrita, mas hoje posso ver e afirmar que avançamos muito nesses cinco anos. Vamos recordar um pouco da nossa história?
- Evolução:
Em cinco anos, foi possível evoluir muito e de diversas formas. A principal das evoluções foi a qualidade das publicações. Como eu havia falado, quando comecei o blog eu tinha quase nenhuma experiência escrita, portanto o Avibrasil foi fundamental para desenvolver essa habilidade. No começo, nossas postagens vinculavam notícia e posicionamento crítico, mas logo o nosso carro-chefe passou a ser a notícia pura e objetiva. Mais recentemente, passamos por uma mudança de concepção que retornou o foco para as publicações opinativas (falarei mais sobre isso na seção "mudança" deste post).
O layout do Avibrasil também evoluiu bastante ao longo da nossa história. Com o avanço dos conhecimentos de programação, consegui deixar o blog mais sofisticado em termos de recursos. Assim, passamos a oferecer um site com diversas ferramentas para o leitor, mas também de fácil manuseio. Por fim, nossa evolução também esteve presente na nossa identidade visual. Na verdade, quando começamos, nem tínhamos uma logomarca. Nossa primeira logo surgiu em 2012 e passou por diversas mudanças ao longo dos anos.
O layout do Avibrasil também evoluiu bastante ao longo da nossa história. Com o avanço dos conhecimentos de programação, consegui deixar o blog mais sofisticado em termos de recursos. Assim, passamos a oferecer um site com diversas ferramentas para o leitor, mas também de fácil manuseio. Por fim, nossa evolução também esteve presente na nossa identidade visual. Na verdade, quando começamos, nem tínhamos uma logomarca. Nossa primeira logo surgiu em 2012 e passou por diversas mudanças ao longo dos anos.
- Expansão:
Desde a nossa primeira postagem, na qual cobrimos um acidente aéreo com um Embraer na China, nós crescemos de forma constante. No começo, em meio as limitações, nosso crescimento foi muito sútil. Até o ano de 2011, nossa média mensal girava em torno de 100 visualizações, cerca de 3 visitas por dia.
Foi então que, em 2012, surgiu a ideia de introduzir o blog nas redes sociais. As redes sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, onde foi possível apresentar um conteúdo mais informal, nos permitiram criar um vínculo maior com os visitantes. Como resultado, no ano de 2012, nós conseguimos atingir a marca de 3.000 visualizações mensais. A tendência de crescimento continuou e nós conseguimos alcançar a nossa melhor marca de 5.000 visualizações/mês em 2013.
O bom desempenho prosseguiu até 2014, porém, em meio à interrupções e longos períodos de inatividade, nossa movimentação mensal caiu para 1.000 visitas no segundo semestre. Essa baixa seguiu até março de 2015, quando retomamos nossas publicações depois do período mais longo de inatividade do Avibrasil. Depois do nosso retorno, a média de visualizações mensais passou para 2.000.
Foi então que, em 2012, surgiu a ideia de introduzir o blog nas redes sociais. As redes sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, onde foi possível apresentar um conteúdo mais informal, nos permitiram criar um vínculo maior com os visitantes. Como resultado, no ano de 2012, nós conseguimos atingir a marca de 3.000 visualizações mensais. A tendência de crescimento continuou e nós conseguimos alcançar a nossa melhor marca de 5.000 visualizações/mês em 2013.
O bom desempenho prosseguiu até 2014, porém, em meio à interrupções e longos períodos de inatividade, nossa movimentação mensal caiu para 1.000 visitas no segundo semestre. Essa baixa seguiu até março de 2015, quando retomamos nossas publicações depois do período mais longo de inatividade do Avibrasil. Depois do nosso retorno, a média de visualizações mensais passou para 2.000.
Avibrasil em números: hoje somamos um total de 95.677 visitas. No Facebook, onde a gente mais investe, hoje temos quase 2.200 seguidores. Já no Twitter, no qual estivemos dando mais atenção recentemente, o número de seguidores dobrou em apenas um mês, passando de 24 para 50 pessoas. Por sua vez, nosso canal do YouTube (Avibrasil Connect) está com 7 inscritos e mais de 2.900 visualizações.
- Mudança:
Além de tudo isso, em cinco anos também fomos capazes de mudar radicalmente. Na tentativa de resgatar a essência do blog e para apresentar um conteúdo mais elaborado, decidi realizar uma grande reformulação no Avibrasil neste ano (2015). Passamos a apresentar matérias bem elaboradas e ricas em conteúdo, e para isso deixamos de apresentar várias postagens por dia para apresentar somente uma.
Como uma forma de representar essa nova fase, a nossa logo também foi totalmente reestilizada. O "globo" do Avibrasil, que foi nossa logomarca a maior parte do tempo, deu lugar para o "balão de diálogo". O slogan também mudou de "voando pelo mundo" para "o debate da aviação". Ainda no âmbito das mudanças, a linguagem também sofreu alteração, se tornando mais conversativa, com o intuito de se aproximar mais do leitor e de incentivá-lo a debater.
Como uma forma de representar essa nova fase, a nossa logo também foi totalmente reestilizada. O "globo" do Avibrasil, que foi nossa logomarca a maior parte do tempo, deu lugar para o "balão de diálogo". O slogan também mudou de "voando pelo mundo" para "o debate da aviação". Ainda no âmbito das mudanças, a linguagem também sofreu alteração, se tornando mais conversativa, com o intuito de se aproximar mais do leitor e de incentivá-lo a debater.
Nosso passeio pela nossa história termina por aqui. Para finalizar, quero agradecer a todos os leitores que nos visitam e nos visitaram ao longo desses cinco anos. Quero agradecer especialmente aos membros da nossa página no Facebook que estão frequentemente interagindo conosco. Não direi seus nomes por questão de privacidade, mas tenham a certeza de que sempre vejo e fico muito grato quando vocês curtem, comentam ou compartilham, vocês estão com a gente faz um bom tempo e são muito importantes para nós. E, finalmente, quero agradecer aos nossos seguidores do Twitter (novos e antigos), que estão interagindo conosco e nos ajudando a crescer.
Obrigado a todos, por fazerem parte dessa história! Que continuemos contando e escrevendo aviação por mais 5, 10, 20, 50 anos...
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