quinta-feira, 26 de março de 2015
A Airbus entrega sua 9.000ª aeronave 45 anos depois da sua fundação e pouco mais de 40 anos depois da entrada em serviço do seu 1º modelo.
Hoje resolvi falar sobre algo marcante que ocorreu essa semana: a entrega da aeronave de número 9.000 da Airbus. Então, vou contar essa história de sucesso da fabricante que peitou as indústrias aeronáuticas norte-americanas e ganhou espaço no mercado acabando com o monopólio. Vamos também entender o porquê desse sucesso e fazer um comparativo com a Boeing, para entendermos o que esse número realmente representa.
Antes de mais nada, vamos comentar sobre a entrega da 9.000ª aeronave. Quem voará carregando esse título será um A321 da VietJetAir (imagem acima). Para quem não conhece a empresa aérea, eu pelo menos não conhecia, ela é vietnamita e foi fundada em 2007, porém só começou a operar em 2011, portanto é relativamente nova. Sua frota é composta por 22 aviões da Família A320 e esse é o primeiro A321 da sua frota, ele faz parte de um pedido por sete aeronaves do tipo. A entrega do 9.000 ocorreu nessa segunda (23/03).
Falando sobre a história da Airbus, temos que ela foi fundada em 1970, portanto possui apenas 45 anos de idade. A entrega da primeira aeronave (um A300B para a Air France) é ainda mais recente, completou 40 anos no ano passado. Ela produziu apenas dez modelos de aeronaves até hoje, são elas: A300 e A310 (descontinuadas); A318, A319, A320 e A321 (Família A320); A330, A340 e A350 (família de widebodies); e, A380 (o superjumbo). Todos os modelos foram e são grandes sucessos e disputam o mercado de forma acirrada com aeronaves da Boeing.
Ainda falando sobre números da fabricante européia, temos que ela atingiu a marca de 8.000 aeronaves entregues há menos de dois anos. É importante frisar também que ela dobrou sua produção anual nos últimos dez anos e agora consegue produzir 600 aeronaves/ano.
Os números são impressionantes! Mas são justificáveis também, a Airbus sempre buscou trazer um produto inovador para o mercado. Isso fica ainda mais claro quando analisamos o seu primeiro modelo. O A300B entrou em serviço como o primeiro widebody bimotor do mundo. Hoje pode não parecer tão inovador, mas na época ele foi revolucionário. Ele foi inserido num mercado saturado de trijatos e quadrijatos, ou seja, ele era bem mais eficiente e possuía custos operacionais bem mais baixos. Portanto, foi nesse contexto de inovação que a Airbus nasceu e foi nele que ela permaneceu, sendo claro o porquê de tanto sucesso, não concordam?
Para ficar a título de comparação, apresentarei agora números da Boeing para os senhores. Assim, podemos compará-la com sua principal rival de mercado.
A fabricante Boeing foi fundada em 1916 por William Boeing e sua primeira aeronave foi o B-1 mail plane, fabricada em 1919. Infelizmente, no site da Boeing, os dados de entregas efetuadas só estão registrados a partir do 707-120 entregue à Pan Am em 15 de agosto de 1958. Vale lembrar também que estão computadas as entregas de aeronaves feitas pela Douglas e pela McDonnell, pois elas foram incorporadas pela Boeing.
Deixemos as explicações de lado e vamos aos números. Segundo o site da Boeing, a empresa já totaliza mais de 20.000 aeronaves entregues (20.052 para ser mais exato). A última entrega ocorreu no dia 27 de fevereiro deste ano, foi um 787-8 entregue para a American Airlines. Quanto aos pedidos, a empresa totaliza 25.800 encomendas. Em relação ao ano passado, ela bateu novo recorde e conseguiu entregar 723 aeronaves.
Divulgado esses números da Boeing, deixo para os senhores comparar. Então, a Airbus é ou não é um prodígio da indústria aeronáutica?
Antes de mais nada, vamos comentar sobre a entrega da 9.000ª aeronave. Quem voará carregando esse título será um A321 da VietJetAir (imagem acima). Para quem não conhece a empresa aérea, eu pelo menos não conhecia, ela é vietnamita e foi fundada em 2007, porém só começou a operar em 2011, portanto é relativamente nova. Sua frota é composta por 22 aviões da Família A320 e esse é o primeiro A321 da sua frota, ele faz parte de um pedido por sete aeronaves do tipo. A entrega do 9.000 ocorreu nessa segunda (23/03).
Falando sobre a história da Airbus, temos que ela foi fundada em 1970, portanto possui apenas 45 anos de idade. A entrega da primeira aeronave (um A300B para a Air France) é ainda mais recente, completou 40 anos no ano passado. Ela produziu apenas dez modelos de aeronaves até hoje, são elas: A300 e A310 (descontinuadas); A318, A319, A320 e A321 (Família A320); A330, A340 e A350 (família de widebodies); e, A380 (o superjumbo). Todos os modelos foram e são grandes sucessos e disputam o mercado de forma acirrada com aeronaves da Boeing.
Ainda falando sobre números da fabricante européia, temos que ela atingiu a marca de 8.000 aeronaves entregues há menos de dois anos. É importante frisar também que ela dobrou sua produção anual nos últimos dez anos e agora consegue produzir 600 aeronaves/ano.
Os números são impressionantes! Mas são justificáveis também, a Airbus sempre buscou trazer um produto inovador para o mercado. Isso fica ainda mais claro quando analisamos o seu primeiro modelo. O A300B entrou em serviço como o primeiro widebody bimotor do mundo. Hoje pode não parecer tão inovador, mas na época ele foi revolucionário. Ele foi inserido num mercado saturado de trijatos e quadrijatos, ou seja, ele era bem mais eficiente e possuía custos operacionais bem mais baixos. Portanto, foi nesse contexto de inovação que a Airbus nasceu e foi nele que ela permaneceu, sendo claro o porquê de tanto sucesso, não concordam?
Para ficar a título de comparação, apresentarei agora números da Boeing para os senhores. Assim, podemos compará-la com sua principal rival de mercado.
A fabricante Boeing foi fundada em 1916 por William Boeing e sua primeira aeronave foi o B-1 mail plane, fabricada em 1919. Infelizmente, no site da Boeing, os dados de entregas efetuadas só estão registrados a partir do 707-120 entregue à Pan Am em 15 de agosto de 1958. Vale lembrar também que estão computadas as entregas de aeronaves feitas pela Douglas e pela McDonnell, pois elas foram incorporadas pela Boeing.
Deixemos as explicações de lado e vamos aos números. Segundo o site da Boeing, a empresa já totaliza mais de 20.000 aeronaves entregues (20.052 para ser mais exato). A última entrega ocorreu no dia 27 de fevereiro deste ano, foi um 787-8 entregue para a American Airlines. Quanto aos pedidos, a empresa totaliza 25.800 encomendas. Em relação ao ano passado, ela bateu novo recorde e conseguiu entregar 723 aeronaves.
Divulgado esses números da Boeing, deixo para os senhores comparar. Então, a Airbus é ou não é um prodígio da indústria aeronáutica?
Informações:
http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/8524-airbus-anuncia-a-entrega-da-aeronave-numero-9-000
http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/7105-airbus-comemora-40%ba-aniversario-da-entrada-em-servico-do-primeiro-modelo
http://www.airbus.com/company/history/
http://active.boeing.com/commercial/orders/index.cfm
http://www.forbes.com/2004/01/05/cx_al_0105matchup.html
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
Acho que a airbus é um grande prodigio sim . Mais se lembre que ela ja pegou um mercado aquecido , a boeing surgiu quando nem tinha empresa aerea .
ResponderExcluir