quinta-feira, 19 de setembro de 2013

     Mal estamos na metade desta semana e ela já entrou para a história da aviação e também se tornou marcante para o futuro da aviação.

     Que semana, não é mesmo fanáticos pela aviação? Uma semana histórica e que tem muito a contribuir com o futuro da aviação civil. Uma semana para nunca esquecer, com dois voos inaugurais de grandes projetos que estão lutando entre a consagração e o fracasso. Quase que simultaneamente, o CSeries e o 787-9 voaram para decidir o futuro dos dois projetos que custaram tempo e muito dinheiro para a Bombardier e para a Boeing, respectivamente.

     Começo pelo CSeries, um projeto ousado e audacioso! Um tiro no escuro que a Bombardier está dando ao apostar num mercado altamente lucrativo, mas que é dominado e monopolizado pela Boeing e pela a Airbus. Entretanto, é para isso mesmo que esta nova família da canadense alça voo, já que a Bombardier quer ser o 'cano de escape' para o mercado de aeronaves entre 110 e 130 assentos. Em meio aos ventos de fracasso, já que a aeronave arrecadou apenas 177 encomendas até agora, a Bombardier procura a consagração mostrando nos voos que suas promessas de eficiência são verdadeiras.

     Por fim, o 787 dash 9 cuja elegância e beleza são indiscutíveis. As linhas da fuselagem e asa provocam uma sensação de leveza. Nesta terça-feira, ele alçou voo com o título temporário de membro mais novo da família. Mesmo sendo mais novo, ele decola com responsabilidade de membro mais velho. A responsabilidade de salvar a reputação da sua linhagem que coleciona bons sustos desde que começou a operar, sustos que até levou a suspensão dos seus voos. Porém, mesmo o 787 estando na rota de possível fracasso, o dash 9 é a grande aposta da Boeing para salvar essa família, pois ele possui novas tecnologias que podem solucionar os problemas que o dash 8 vinha apresentando.

     É por isso que essa semana é memorável e marcante, já que dois projetos alçaram voo criando um divisor de águas, ou melhor, de ventos. Um divisor entre passado e futuro. Agora resta acompanhar, ao longo dos próximos anos, como esses dois projetos irão se comportar, se eles irão insistir na rota do fracasso ou irão desviar para o sucesso honrando o trabalho árduo de milhares de profissionais que disponibilizaram seu tempo, apostando num sucesso futuro, tanto do CSeries, quando do Boeing 787 Dreamliner.

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