segunda-feira, 4 de março de 2013
Qual é o real papel da Avianca na aviação brasileira? Porque ela não apresenta investimentos à altura dos seus resultados?
Afinal, o que a Avianca está fazendo no Brasil? Quem vê uma empresa tão bem sucedida em relação ao mercado brasileiro não sabe o porquê dela viver aparentemente tão distante ou um tanto quanto desinteressada nele. Um investimento aqui... outro ali, mas tudo muito disperso, o que deveria ser justamente ao contrário, já que ela é tão elogiada pelos serviços prestados aos passageiros, elogios esses que se traduzem em lucro e que inclusive a fez optar por substituir a marca OceanAir (antigo nome da subsidiária da Avianca/Taca que operava no Brasil) e passar a operar com o próprio nome: Avianca.
Tudo é muito complexo na história dessa empresa, portanto acaba sendo complicado entender seu passado, e, consequentemente, traçar seu futuro fica sendo ainda mais impossível. Porém não é nada complicado entender sua situação atual aqui no país, onde ela é uma das poucas aéreas nacionais, além da Azul e da TRIP, que apresenta um quadro de bons resultados, estando na mira de concorrentes que dariam tudo para estar no seu lugar.
Seus serviços prestados aos clientes se resume em uma palavra: impecável! A simpatia dos seus funcionários, o serviço de bordo e, não menos importante, o entretenimento de bordo, são um dos mais conceituados e elogiados do país. Sendo esse mais um motivo propício para o seu crescimento, então porque ela não cresce?
O mercado aéreo brasileiro está aberto para a Avianca, porém não é possível ver uma retribuição da empresa, a prova disso é tanta que sua ocupação média atinge invejáveis quase 80%. Melhores condições impossível, porém pode-se perceber que a empresa não traduz o sucesso em melhorias e ampliações, utilizando uma frota baseada em Fokker 100, que não foram bem sucedidos aqui, e com projeções futurísticas de aquisição de novos aviões.
O que se espera dela agora é que ela reveja seus planejamentos e comece a pensar em investimentos mais pesados para o nosso mercado, pois a cada dia ele está mais carente de investimentos e de aéreas competitivas. O terreno não poderia ser melhor do que já é para ela, então nos resta esperar que ela acelere suas turbinas e decole para explorar novos horizontes e quebrar barreiras de altitudes, voando cada vez mais alto.
Tudo é muito complexo na história dessa empresa, portanto acaba sendo complicado entender seu passado, e, consequentemente, traçar seu futuro fica sendo ainda mais impossível. Porém não é nada complicado entender sua situação atual aqui no país, onde ela é uma das poucas aéreas nacionais, além da Azul e da TRIP, que apresenta um quadro de bons resultados, estando na mira de concorrentes que dariam tudo para estar no seu lugar.
Seus serviços prestados aos clientes se resume em uma palavra: impecável! A simpatia dos seus funcionários, o serviço de bordo e, não menos importante, o entretenimento de bordo, são um dos mais conceituados e elogiados do país. Sendo esse mais um motivo propício para o seu crescimento, então porque ela não cresce?
O que se espera dela agora é que ela reveja seus planejamentos e comece a pensar em investimentos mais pesados para o nosso mercado, pois a cada dia ele está mais carente de investimentos e de aéreas competitivas. O terreno não poderia ser melhor do que já é para ela, então nos resta esperar que ela acelere suas turbinas e decole para explorar novos horizontes e quebrar barreiras de altitudes, voando cada vez mais alto.
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Posso não concordar?? hehe (mas sem polêmicas).
ResponderExcluirAcho que a Avianca está corretíssima.
Não sei o que ocorre dentro da empresa, talvez pode realmente ser receio de fazer maiores investimentos ou pode simplesmente ser uma tática de "comer pelas beiradas".
Minha análise é feita sobre uma visão externa, analisando o mercado e a empresa, sem acesso a informações confidenciais.
O mercado aéreo aqui no Brasil é mto instável. E ciclico. As vezes favorável e outras vezes desfavorável. E não existe meio termo, ou as empresas crescem mto rápido ou praticamente quebram, e isso é histórico. Talvez sabendo desse fato, a cúpula da Avianca aqui no país achou mais seguro caminhar a passos curtos, e optando crescer de uma maneira sólida. Vale lembrar que estamos num momento de "baixa", e mesmo assim a Avianca quem ganhando terreno. Acredito agora n ser o momento para buscar novas aeronaves para aumentar frota e contratar pessoas para aumentar equipe. Talvez seja o momento de trabalhar o "nome", a "marca". E a Avianca vem fazendo isso, dando solidez ao nome aqui no país. Quem sabe no próximo momento, com um nome forte, já n seja mais válido fazer investimentos mais pesados, com uma marca mais forte no país...
Claro que você pode discordar! Estamos abertos a diversas opiniões, sejam elas favoráveis ou não, pois o debate é a base para a construção de uma sociedade crítica e para a formação sólida de conceitos!!!
ExcluirMuito obrigado pela explicitação da sua opinião!
Porém gostaria de ressaltar que, ao fazer esse artigo, levei em conta essa instabilidade do mercado brasileiro, porém achei que a empresa apresenta um tempo de vida suficiente para começar a investir mais pesado no nosso mercado, mesmo no período de baixa.
Mesmo com visões diferentes, muito obrigado pela sua opinião, esperamos que o senhor, assim como outras pessoas, continuem expressando seus pontos de vista, para que possamos construir um senso comum sobre os assuntos abordados aqui!!!
Muito obrigado pela sua participação!!
Esperamos vê-lo mais vezes por aqui expressando seu ponto de vista!!