segunda-feira, 11 de março de 2013
Esse é um levantamento dos resultados obtidos pela LATAM até agora, focando na análise das perdas da TAM e nos erros cometidos pela nova holding.
Passaram-se as festas, passou-se o entusiasmo inicial, mas a crise ainda permanece no calcanhar da LAN e da TAM, digamos que mais no da TAM, pois desde que ela entrou nesse negócio só fez abrir mão de tudo que foi posto em debate na holding. A situação só piora para ela, e isso ficou evidente no anúncio recente de corte de gastos no Brasil feito pela LATAM, dando a impressão de que a aérea brasileira só está se deixando enganar.
A ideia inicial era: a união de forças para vencer a crise! Mas, ao contrário do que se viu em fusões por ai afora, o que ocorreu foi uma união de dificuldades, criando uma maior e exigindo apertos também maiores. Diante disso, a TAM só faz perder. Perdas como a saída da Star Alliance, juntamente com a credibilidade que essa aliança possui aqui, e perdas de investimentos, já que os cortes só ocorrem no lado dela compensado a falta de grandes cortes no lado da LAN.
O primeiro erro dessa aliança, que acarretou na continuidade desses problemas, foi a decisão por não unificar as marcas, o que talvez faria o custo cair bastante. Outro erro foi a ideia, no mínimo estupida, de optar pela LAN para ser a principal no comando, empresa que não possui conhecimento algum sobre o mercado brasileiro (de dimensões continentais) e que tinha metade das dimensões da TAM implicando em uma certa inexperiência em liderar uma nova aérea de tais dimensões.
O que se tira disso tudo é que a empresa começou mal, e nós já sabemos o fim de alguém que começa dessa forma no mercado, que não perdoa nada e nem ninguém. O melhor a se fazer daqui para frente é tentar amenizar os erros cometidos de início e esperar que essa situação possa ser revertida o mais rápido possível, quem sabe ainda esse ano, pois a nova holding já decolou na turbulência e cada dia mais ela perde velocidade, tendendo a uma descida acentuada e perigosa.
O que se tira disso tudo é que a empresa começou mal, e nós já sabemos o fim de alguém que começa dessa forma no mercado, que não perdoa nada e nem ninguém. O melhor a se fazer daqui para frente é tentar amenizar os erros cometidos de início e esperar que essa situação possa ser revertida o mais rápido possível, quem sabe ainda esse ano, pois a nova holding já decolou na turbulência e cada dia mais ela perde velocidade, tendendo a uma descida acentuada e perigosa.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário