quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Nova empresa aérea promete integrar o nordeste brasileiro, será mesmo?
Várias já foram as tentativas de criação de uma empresa aérea regional para ligar o nordeste brasileiro. Recentemente, a Noar que iniciou com dois aviões foi um desses casos que acabou fracassando com a queda de uma aeronave, e a consequente suspensão de suas operações. Agora, aparece uma nova, a Voa Brasil, que diz querer integrar o nordeste, será mesmo? É isso que o nordeste está se perguntando: será que nos vão fazer de trouxas novamente?
O primeiro motivo para não se acreditar no projeto é que a diretoria da Voa Brasil foi a mesma que esteve envolvida no escândalo da compra da Transbrasil por um real. Além de que o envolvido, hoje deve a todo mundo, e, portanto, não teria dinheiro para fazer um investimento de 700 milhões de reais, como foi previsto.
Em segundo lugar colocamos a pergunta: como pode uma empresa aérea começar com cerca de 33 aeronaves para ligar uma região com opções limitadas de voos e rotas, além de já estar visando voos internacionais, principalmente num momento tão delicado da economia mundial (ressaltando ainda mais o dono e suas dívidas)?
Outra coisa interessante é que metade das aeronaves já foram adquiridas e estão sendo preparadas para começar a voar no final do ano, mas onde estão tais aviões? Além do mais, deve-se ressaltar que a Embraer, fabricante dos E190 que serão utilizados, reduziu sua carta de pedidos significativamente nos últimos tempos causando até alguns prejuízos e abandonamento de projetos para novas aeronaves, então como se explica essa aquisição repentina? Porque não foi anunciada pela fabricante?
E, por fim, a conclusão mais arrebatadora: como pode o aeroporto de Petrolina, que não recebe ampliação desde 2004, segundo os próprios dados da Infraero, receber, temporariamente, pois em 2014 vai haver a finalização de uma nova ampliação, uma empresa de porte mais que duas vezes maior que o da Passaredo?
Como os motivos são muitos para não acreditar na existência dessa empresa, citamos aqui apenas quatro bastante significativos que mostram a total fantasia desse projeto. Gostaríamos muito que o nordeste tivesse uma empresa regional, porém não com palhaçadas e falcatruas, até porque não são palhaços. Um projeto como esse deve ser bem pensado, para não acontecer o mesmo que aconteceu com a Noar, e para não incitar, ainda mais, a visão de insegurança que as pessoas tem em relação as aéreas nordestinas.
O povo nordestino merece a integração da região, porém, projetos "avexados", como se diz na região, e empestado de falcatruas, que já citamos acima, não são o melhor caminho.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário