terça-feira, 29 de maio de 2012
Tudo é festa nas companhias aéreas, onde todo mundo está celebrando a união, porém...
A Gol Linhas Aéreas, em pouco tempo, se tornou uma grande aérea e a rapidez com que a fama chegou fez com que ela tomasse decisões erradas e, porque não dizer, precipitadas. Hoje essas decisões fizeram com que ela ficasse sozinha no mercado e fosse rejeitada pelas suas concorrentes, podendo resultar na sua asfixia no mercado aéreo nacional. A Gol sempre foi inteligente (sem trocadilhos), porém houve um exagero de esperteza e a sua fama, por querer aniquilar as suas concorrentes, resultou num distanciamento até de quem procura um acordo de code-share.
Hoje em dia não há mais espaços para compras, pois, no momento, o mercado sofre um grande sufoco que talvez demore para passar. A compra de outra companhia significa mais gastos para sustentar a marca, e essas despesas extras são os piores inimigos das empresas agora. Exemplos claros se encontram na Gol, bem como na Lufthansa que também passa por reformulações e já anunciou o aumento no preço das passagens da Swiss (subsidiária). Devido ao novo quadro do mercado surgiram várias fusões, principalmente no mercado brasileiro que toma como exemplo a situação mundial. A fusão permite que duas empresas unam suas forças para conseguirem superar as dificuldades e vencer a concorrência.
A Gol se viu numa ótima posição: a de crescimento infindo, que não parecia ser algo passageiro. Ela, sem olhar as tendencias do mercado e as consequências, saiu comprando as aéreas que estavam em seu alcance, tendo que arcar com novas despesas e tendo que herdar as dívidas. Outro erro crucial da empresa foi a compra compulsória de duas empresas (sem rumo de mercado) numa tacada só: a VARIG, com uma grande dívida e quase sem frota, e a Webjet, com aviões antigos que fornecem lucro mínimo.
O resultado é esse: a Gol está sem forças para se sustentar, e a situação piora quando falamos de fusões! Hoje a TAM se uniu com a LAN, enquanto a Azul e Trip formam uma única empresa, seguindo um caminho totalmente inverso ao da Gol, pois elas ao invés de se aniquilarem, uniram suas forças para prosseguir num mercado tão competitivo como se encontra o da aviação nacional. O fim da Gol está próximo caso ela não tome alguma atitude, pois as outras têm força suficiente para derrubá-la em pouco tempo, basta fazerem o que a concorrência mais sabe fazer: competir!
A única saída atual para a isolada é fazer o que ela já estava fazendo, que é separar algumas de suas marcas transformando-las em empresas, assim como ela fez com a Smiles. Outro ponto importante é rever suas condições de mercado e começar a pensar em expandir e melhorar seus voos, nem que isso custe um pouco mais de preço nas passagens. Essas são as únicas formas dela conseguir se recuperar, e devem ser implantadas o quanto antes, pois quando a TAM, a Azul e a Trip, começarem a crescer e a se expandir não terá mais volta nem tão pouco solução.
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