sábado, 26 de maio de 2012
A companhia aérea Azul vira o jogo e diz que, na verdade, a concorrência é que está na contramão.
Enquanto TAM e Gol registram prejuízo, reduzem suas rotas e frotas e demitem funcionários, a Azul mantém seus planos de expansão. O fundador e presidente da Azul, David Neeleman, diz que “a concorrência é que está na contramão”. Segundo ele, as companhias aéreas estão “erradas” em reduzir as frotas em um momento em que a aviação brasileira precisa ampliar os serviços para atender melhor uma demanda que cresce.
A Azul, que superou em fevereiro, pela primeira vez, a participação de 10% no mercado aéreo nacional, expandirá a operação este ano com 12 aeronaves adicionais na frota, mais de 300 contratações e um possível voo internacional para Punta del Este, no Uruguai. Neeleman ressaltou que, nos locais onde opera, citando Chapecó (SC) e Cascavel (PR), a Azul representa 70% do mercado. No aeroporto de Viracopos, em Campinas, esse porcentual é de 85%, e, segundo o executivo, chegará a 90% no curto prazo.
O aumento do querosene de aviação (QAV), que responde por um terço do total de custos das companhias aéreas e já fez com que a Gol passasse a cobrar por lanches e refrigerantes em alguns voos, não parece uma grande preocupação para o presidente da Azul. “Não pretendemos adquirir aviões de 180 lugares, que consomem muito mais combustível. Continuaremos operando com aeronaves menores”, disse hoje, em entrevista à imprensa. Vale lembrar que, além de gastos reduzidos com querosene, os aviões menores garantem maiores taxas de ocupação.
No momento, TAM e Gol, as maiores companhias nacionais, ainda detêm juntas mais de 70% do mercado. Entretanto, em um momento em que essas principais concorrentes estão enxugando seus custos ou apresentando baixas taxa de crescimento, a Azul vem ampliando sua fatia de mercado. Apesar de isso não implicar, necessariamente, em rentabilidade, Neeleman afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com o lucro da empresa, que segundo ele, “vai muito melhor que a concorrência”, embora não tenha revelado os números.
O executivo disse ainda que a entrada do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no Conselho de Administração da empresa, em março, tem sido importante para consolidar o crescimento da aérea. “Meirelles nos influencia a fazer a coisa certa”, disse. Ele destacou a experiência de Meirelles sobre a economia brasileira e disse que, como o novo conselheiro conhece bem a presidente Dilma Rousseff e os senadores, auxilia de forma bastante positiva a tomada de decisões e a expansão da Azul: “Ninguém melhor do que ele para nos ajudar a entender a classe C”, disse, frisando que este é o público-alvo da empresa.
Fonte: Portal Veja
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário