terça-feira, 24 de abril de 2012
No mês especial VARIG nada mais justo que falar um pouco dos tempos da aviação em que ela existia.
Já faz algum tempo, é bem verdade, que a aviação deixou de ser aquele transporte chique e de gala. O grande fator que trás esses novos tempos, é a procura em fazê-la um transporte mais acessível para a população. Sendo assim, fica difícil (até de ter esperanças) que um dia virá existir uma nova VARIG ou Pan am. A principal marca dessas companhias era o respeito ao cliente, mas isso custa caro e tornou-se impraticável com a chegada dos tempos modernos e a consequente procura pelo lucro a cima de tudo. Hoje, mais vale a grana que o passageiro, e é assim que nós (passageiros) vivemos: no segundo plano.
A procura exacerbada por dinheiro cegou as aéreas e elas se tornaram motivo para se fazer chacota, desprezo e ironia. É bastante comum ver charges que falam sobre o mau serviço de bordo, além de críticas ironizando a aviação.
O que antes já fora o transporte mais chique de todos os tempos, hoje se torna o mais criticado. Mas as críticas não são em relação ao novo conceito da aviação (acessibilidade), porém ao papelão que as empresas fazem ao maltratar o cliente. O público aumentou, mas os novos clientes também merecem atendimento de gala, pois as passagens não mudaram muito de preço.
Chega a ser vergonhoso para uma aeromoça, servir uma barra de cereal ou um pacote de biscoito ao cliente. A prova disso é que elas deixaram de servir com simpatia, pois o vexame impede que um sorriso lhe marque a face.
Nos anos dourados (bons tempos) uma refeição não saia por menos que um conjunto completo composto por entrada, prato principal e sobremesa. E é só com esse tipo de serviço que uma companhia pode chegar aos pés da VARIG e da Pan am, merecendo verdadeiro reconhecimento que as novas aéreas do mercado tanto desejam.
Outro fator importante que levou essas aéreas ao topo da fama foi a simpatia da tripulação, que ainda existe até hoje, mas que, como havia falado antes, a má qualidade impede que ela exista no rosto dos tripulantes.
Como podemos ver, são as pequenas coisas que geram as grandes empresas aéreas. Não podemos perder as esperanças, pois um dia ainda veremos alguma 'estrela brasileira' cruzar novamente os céus desta pátria e de outras também, trazendo novamente, a aviação mundial, aquele lugar que ocupou por vários anos: transporte de gala, de luxo. Eternas saudades VARIG, pois você faz falta, junto a Pan am, como modelo de uma aviação que não existe mais, uma aviação na qual o tapete vermelho era estendido ao passageiro.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Na Rede
Nossas Tags
A320
A330
A340
A350
A380
Abear
Acidente
Aeroporto
África
Airbus
Alemanha
Aliança aérea
América
América Latina
American Airlines
ANAC
Ásia
ATR
Aviação brasileira
Aviação internacional
Aviação Vintage
Avianca
Azul
B737
B747
B767
B777
B787
Boeing
Bombardier
Brasil
Canadá
Cargo
China
Cingapura
Codeshare
Combustível
Conforto
Crítica
CSeries
Custo operacional
Delta
E-Jet
Ecologia
Economia
Embraer
Emirates
Espanha
EUA
Europa
Evento
Fabricantes
França
GOL
Greve
Holanda
IATA
Incidente
Infraero
Inglaterra
Investimento
Itália
Japão
LAN
LATAM
Low Cost
México
Novidade
Oceania
Passaredo
Portugal
Prêmio
Programas de Milhagem
Promoção
Qatar
Receita Operacional
Resultado Operacional
SAC
Segurança
TAM
Tecnologia
Trip
United
US Airways
Webjet
Arquivo
- outubro 2015 (3)
- setembro 2015 (14)
- agosto 2015 (16)
- julho 2015 (4)
- maio 2015 (7)
- abril 2015 (7)
- março 2015 (11)
- setembro 2014 (2)
- junho 2014 (28)
- maio 2014 (63)
- abril 2014 (60)
- março 2014 (81)
- fevereiro 2014 (37)
- dezembro 2013 (15)
- novembro 2013 (65)
- outubro 2013 (129)
- setembro 2013 (116)
- agosto 2013 (71)
- julho 2013 (38)
- junho 2013 (41)
- maio 2013 (69)
- abril 2013 (91)
- março 2013 (51)
- fevereiro 2013 (11)
- dezembro 2012 (40)
- novembro 2012 (18)
- outubro 2012 (13)
- setembro 2012 (30)
- agosto 2012 (56)
- julho 2012 (67)
- junho 2012 (52)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (72)
- março 2012 (67)
- fevereiro 2012 (3)
- dezembro 2011 (23)
- novembro 2011 (11)
- junho 2011 (2)
- maio 2011 (1)
- março 2011 (4)
- outubro 2010 (6)
- setembro 2010 (14)
- agosto 2010 (7)
Tecnologia do Blogger.
Mais Lidas
-
Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo. Tente imaginar a América após a Se...
-
A ANAC irá punir as empresas aéreas que não operarem os voos nos horários previstos. O presidente da ANAC, Marcelo Guaranys, anu...
-
A Turkish Airlines criou duas novas rotas ligando Istambul com duas cidades alemãs. A Turkish Airlines passou a incluir em...
-
O Museu da TAM está apresentando uma exposição inédita sobre a fabricante Fokker. Os visitantes do Museu TAM, localizado e...
-
Vamos voar hoje para St. Barths e pousar num dos aeroportos mais perigosos do mundo. Conheça o Gustaf III Airport. Olá, pessoal...
-
Uma montagem bem bolada apresenta um breve comentário sobre a 'passagem' de Latino pela cabine de um avião da TAM. Copyright: &...
0 comentários:
Postar um comentário