terça-feira, 19 de outubro de 2010
Imagem retirada do site hnews.com.br.
     As empresas aéreas brasileiras estão sendo motivadas a expandir sua frota pelo crescimento há 16 meses consecutivos na demanda por voos domésticos, onde de janeiro a setembro deste ano a demanda acumulou alta de 27%. Um exemplo são a Azul e a TAM que acabaram aumentando os pedidos de aeronaves que não haviam programado inicialmente neste ano. O vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Gol, Leonardo Pereira, disse que se o Brasil confirmar esse crescimento  nos próximos anos, a Gol poderia rever o planejamento de frota para 2014, já que a Gol prevê 11 aviões a mais até 2014. O investimento programado esta em torno de US$ 880 milhões, considerando-se que cada Boeing 737-800, avião que a empresa tem dado prioridade em sua frota, custa cerca de US$ 80 milhões.
     No mês de abril a maior companhia aérea brasileira, TAM, foi a primeira a elevar o pedido de aviões e aumentou seu investimento da frota em  US$ 200 milhões, como consequêcia houve um ampliamento de cinco para 11 o aumento da frota em 2010. Já a Azul  fechou a compra de 20 turboélices, com capacidade equivalente a 70 passageiros, e também de cinco jatos, com capacidade equivalente a 118 passageiros, ambos pedidos foram feitos depois, já que não estavam programados no planejamento inicial de frota, onde previa 21 novos aviões, mas agora foi ampliado para 26 unidades. O texto acima possui informações retiradas do site aeromagazine.com.br.
Imagem retira do site
jeancarlosguimaraes.blogspot.com.
     Este crescimento apesar de acontecer também em outros países, eles pelo menos possuem infra-estrutura para suportar o crescimento das frotas das empresas aéreas. A infra-estrutura que eu falo é metrô, trens e outros meios de transportes, que nesses países são eficientes e baratos ao contrário do Brasil que não tem e quando tem não é eficiente e é caro, como por exemplo, os ônibus que são os pricipais responsáveis por esse aumento, já que as passagens são mais caras e as viagens mais demoradas. Isso não quer dizer que sou contra, mas que vai chegar um momento que o Brasil não vai ter mais suporte para esses aviões, digo isso, pois em lugares como João Pessoa que possuia apenas um voo por dia da Varig, hoje possui mais de dez voos por dia. Então é mais que obrigação que o próximo presidente construa outros meios de transporte, que sejam mais baratos, eficientes e rápidos.

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