segunda-feira, 3 de agosto de 2015

     Hoje veremos a história do luxuoso Boeing 377 Stratocruiser, um avião à frente do seu tempo.

     Tente imaginar a América após a Segunda Guerra Mundial, pois é lá que iremos desembarcar agora com o Boeing 377 Stratocruiser. Um avião incrível em todos os aspectos, o Stratocruiser apresentou um design avançado para sua época e marcou a volta da Boeing para a fabricação de aeronaves comerciais. Ele foi desenvolvido com base no C-97, um avião militar derivado do B-29 Bomber.

     Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos vivia um momento de plena prosperidade e crescimento econômico. Sua economia estava registrando diminuição da taxa de desemprego, aumento da produção nacional e crescimento das exportações. A vida lá era vista como um sonho, era sinônimo de bem-estar, felicidade e luxo, e foi nesse cenário que surgiu o Boeing 377 Stratocruiser.

     O Stratocruiser era uma aeronave voltada especialmente para o transporte aéreo de luxo, o qual era pouco explorado na época e estava em ascensão devido ao ótimo momento econômico do país. Um dos motivos para o seu desenvolvimento foi a queda na procura por aeronaves militares, o que estimulou a volta da Boeing para a fabricação de aeronaves comerciais. Assim como seu irmão C-97, ele possuía um design estranho, com uma seção transversal "dupla-bolha" semelhante ao número 8, o que possibilitava sua configuração com dois decks de passageiros.

     A Boeing iniciou a construção da sua nova aeronave comercial sem nenhuma empresa aérea interessada, por ordem de William Allen, presidente da companhia. Logo, a Pan Am se tornou a cliente de lançamento do Boeing 377 com um pedido histórico no valor de US$ 24,5 milhões, o maior já feito por uma companhia aérea até então. Como resultado, em 1949, a Pan Am foi a primeira a colocá-lo em serviço, operando a rota San Francisco-Honolulu.

     Com tamanho avantajado em relação aos concorrentes DC-6 e Constellation, o Stratocruiser possuía uma cabine de passageiros extra-larga e muito luxuosa. Ele era bem decorado, tinha vestiários nomeados a ouro e sua escadaria circular dava acesso ao lounge/bar do lower deck. Além de tudo isso, o Boeing 377 também era equipado com beliches e era capaz de acomodar de 55 a 100 passageiros num voo.

     Outras inovações também tornavam o Stratocruiser mais confortável, como pressão constante da cabine, ar condicionado e maior altitude. Ele utilizava quatro motores Pratt & Whitney R-4360, que lhe conferia uma velocidade de 483 km/h na altitude de cruzeiro de 33.000 pés (10.000 metros). Sua autonomia de voo era de 7.400 km (4.600 milhas).

     O primeiro voo do Boeing 377 ocorreu em 8 de julho de 1947, dois anos após sua primeiro encomenda da Pan Am. Apesar de tudo, ele só foi fabricado entre 1947 e 1950 e apenas 56 unidades foram construídas. Além da Pan Am, outras cinco empresas aéreas operaram o Stratocruiser, fazendo dele o primeiro sucesso de vendas significativo da Boeing para aéreas de outros países.

     Incrível em todos os aspectos menos na rentabilidade, ele era economicamente inviável até mesmo para a época e para a categoria de voo em que se encaixava. Mesmo assim, o Boeing 377 Stratocruiser era uma aeronave ímpar e estava à frente do seu tempo. Um avião que sempre será referência de luxo e experiência de voo agradável e diferente para seus passageiros.


Referências:
http://www.boeing.com/history/products/model-377-stratocruiser.page
http://www.aviation-history.com/boeing/377.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_377_Stratocruiser

Um comentário:

  1. incrivel o serviço oferecido nesse tempo. parabens pela materia

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