terça-feira, 28 de julho de 2015

     Assim como suas músicas, os aviões de Elvis Presley continuam sobrevivendo ao tempo.

     A história do astro do rock Elvis Presley é muito conhecida, suas músicas continuam sobrevivendo ao tempo e seus pertences permanecem sendo muito cobiçados por colecionadores. Porém, existe um pertence do cantor que é desconhecido por muitos, o Lockheed Jetstar JT 12-5. Ele foi comprado por Elvis em 1975 e foi batizado de "Hound Dog", o mesmo nome de uma das suas músicas mais famosas.

     O Jetstar foi comprado novo pelo músico, o qual personalizou o jato com uma pintura vermelha e com uma decoração extravagante no interior, que incluía banheiro com acabamento de ouro e assentos para até 10 passageiros. Ele custou US$ 900 mil e reside hoje em Roswell, um cemitério de aeronaves localizado no Novo México. Ele chegou ao cemitério em 1990 e acabou não sendo desmontado, sobrevivendo ao tempo e a reciclagem.

     A reciclagem do avião foi sendo adiada e ele acaba sendo comprado por um polonês em 2000. Os quatro motores foram retirados para serem utilizados em outros aviões, mas o restante continua intacto. Em mau estado... mas intacto. Ele também não foi restaurado, portanto continua todo original.

     Além do esquecido Hound Dog, Elvis também comprou outras aeronaves durante sua carreira. No mesmo ano da compra do Jetstar, ele fez uma coleção de aeronaves. Ele tentou primeiramente comprar um Boeing 707 usado, mas não deu certo e acabou tendo que alugar um Fokker F-27. Depois ele largou o Fokker e comprou um Gulfstream G1 e um Dassault Falcon. Entusiasmado, o músico decidiu comprar um avião maior posteriormente, adquirindo um Convair 880, o "Lisa Marie".

     O Convair foi o primeiro da sua frota a ser batizado com um nome e foi depois dele que veio o Hound Dog. Mas ele não parou por aí e decidiu comprar um segundo Jetstar para completar a frota, o qual foi batizado de Hound Dog II.

     Tanto o Lisa Marie quanto o Hound Dog II estão conservados e expostos em um museu em Graceland, nos EUA. Todos os outros não sobreviveram ao tempo, com exceção do Hound Dog. Este, entretanto, continua agonizando no deserto do Novo México, sendo maltratado e desgastado pelo tempo.


Informações:
http://airway.uol.com.br/o-aviao-esquecido-de-elvis-presley/

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco