terça-feira, 21 de julho de 2015

     A novidade vem da Universidade de Bristol e foi inspirada na capacidade regenerativa do corpo humano.

     A grande maioria dos mecanismos e peças de um avião buscam inspiração em maravilhas da natureza, dessa vez a inspiração veio do nosso próprio corpo. Investigadores da Universidade de Bristol, localizada no Reino Unido, inventaram dessa vez as asas auto regeneradoras. Elas prometem revolucionar a indústria da aviação e devem ser introduzidas nos próximos 5 a 10 anos. Essa parece ser uma ideia bem "viajosa", mas é uma curiosidade e tanto.

     Os investigadores da universidade britânica criaram micro esferas recheadas de um líquido à base de carbono, o qual possui um agente curativo que pode ser incorporado na asa do avião. A ideia é muito parecida com a crosta formada pelo nosso sangue quando sofremos um corte na pele. Nesse caso, as esferas se arrebentam quando são danificadas e liberam o líquido, que endurece e fecha qualquer rachadura que venha a comprometer a integridade da asa.

     A ideia agora é conseguir implementar essa novidade em outros objetos, cuja mais pequena fenda pode acarretar grandes danos. Segundo os investigadores, eles conseguiram uma autorreparação da asa de até 100% em alguns casos.

     Tudo isso parece algo surreal por enquanto, mas o que seria da aviação se não fossem as ideias aparentemente malucas? Torço para que essa nova tecnologia realmente seja utilizada e funcione bem. A aviação se tornaria ainda mais segura com isso e seria incrível o número de acidentes que poderíamos e iremos evitar.


Informações:
http://www.gazetadorossio.pt/mundo/asas-auto-regeneradoras-no-futuro-da-aviacao/

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco