segunda-feira, 20 de julho de 2015

     Te convido hoje para um passeio pela história a bordo do primeiro avião fabricado pela Boeing, o B & W Seaplane.

     Hoje quero voltar no tempo para o início do século XX, mais precisamente no dia 15 de junho de 1916, pois esse foi um dia histórico para a aviação e, principalmente, para a Boeing. Ele foi o dia em que o primeiro avião de uma das fabricantes mais antigas do mundo alçou voo. Feito de madeira, linho e fio, o Boeing B & W decolava em 1916 para um voo eterno nas páginas da história. Vamos embarcar nesse voo?

     Tudo começou com a ambição de um homem em busca de realizar seus sonhos, estou falando de William Edward Boeing. Fascinado pela aviação, que ainda era algo muito recente, ele funda sua fábrica de aeronaves em Seattle (Washington) e constrói seu primeiro avião juntamente com o seu parceiro, George Conrad Westervelt.

     O Boeing B & W Seaplane foi batizado dessa forma para fazer referência aos seus dois desenvolvedores, Boeing e Westervelt. Ele foi inspirado num Martin TA trainer que William Boeing possuía, mas apresentava algumas melhorias e motores mais potentes. Foram construídos dois protótipos desse modelo, que foram oferecidos para a Marinha dos Estados Unidos. Como ela não quis comprá-los, os aviões foram vendidos para a Escola de Aviação da Nova Zelândia, se tornando a primeira venda internacional da empresa.

     Ainda na Nova Zelândia, os B & W foram utilizados, posteriormente, para os serviços expressos e de entrega de correio aéreo do país. Eles também promoveram marcos importantes na história dessa nação, pois foram eles que realizaram o primeiro voo oficial de correio aéreo de lá e estabeleceram um recorde de altitude no país de 6,500 pés.

     O hidroavião B & W era equipado com um motor Hall-Scott A-5 de 125 cv. Ele conseguia atingir uma velocidade de 121 km/h e tinha autonomia de voo de 518 km. Confira mais sobre as suas especificações técnicas na tabela abaixo:


     Mais do que um simples avião, o B & W foi a concretização de um sonho e foi o primeiro passo de uma grande caminha. Suas asas carregam o enorme peso de terem sido por elas que a Boeing realizou o primeiro voo de um avião propriamente seu. As semelhanças físicas com aquela pequena fábrica de Seattle hoje são poucas, mas a gigantesca Boeing Everett Factory, bem como as demais fábricas do grupo, continuam sendo o palco principal da concretização de grandes e ambiciosos sonhos.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco