quinta-feira, 28 de maio de 2015

     Um acidente causado por um pequeno problema, mas que mudou radicalmente a aviação.



     O acidente dessa semana foi muito importante para a aviação e resultou em mudanças essenciais em relação ao que acontece na cabine. O Eastern 401 era um voo operado entre Nova York e Miami pela Eastern Air Lines. No dia 29 de dezembro de 1972, o voo estava sendo realizado com um Lockheed L-1011 Tristar, o jato de passageiros mais moderno do mundo na época.

     Na aproximação final do Aeroporto Internacional de Miami, o Comandante Bob Loft percebe um problema no trem de pouso após realizar o check-list. A luz que indica se o trem de pouso dianteiro abaixou não estava acesa, indicando que ele pode não ter descido totalmente. Então eles realizam um teste que verifica se as luzes da cabine estão funcionando e ela não acendeu, o que significaria que ela estava queimada. Mesmo assim, havia uma pequena chance do trem de pouso também não ter baixado.

     A aeronave é desviada para Everglades para tentar resolver o problema. O piloto automático é acionado e todos que estavam na cabine se concentram na resolução do problema da luz. Enquanto isso, o engenheiro de voo, Don Repo, tenta verificar se o trem de pouso havia abaixado. Com a atenção de todos voltada para o problema, ninguém percebeu que a aeronave estava descendo gradualmente e se aproximando do pântano.

     Finalmente os pilotos percebem que a aeronave estava baixa demais, porém já era tarde. O Tristar colide violentamente contra o pântano de Everglades, matando 99 pessoas das 176 que estavam a bordo. Posteriormente, mais duas pessoas morrem em decorrência do acidente, totalizando 101 mortos.

     Os investigadores agora correm contra o tempo para entender o que pode ter ocasionado o acidente. As evidências deixaram claro que o fator humano foi o principal motivo que levou ao acidente, pois a falta de liderança e comunicação na cabine deixou todas as atenções voltadas para um único problema, sem que ninguém estivesse observando o restante das informações sobre a aeronave. Essas circunstâncias do voo 401 deixaram um forte legado, o qual resultou numa série de mudanças importantes em relação à comunicação dentro da cabine.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco