quarta-feira, 14 de agosto de 2013

     Depois de tantas fusões no mercado aéreo norte-americano, eles agora querem negar esse direito a American.

     Fusões se tornaram algo muito frequente no âmbito das aéreas norte-americanas. Isso ocorre desde 2008, quando a crise mundial começou a atravessar a rota dessas companhias. Porém, agora, depois de vários acordos, como a United/Continental e a Delta/Northwest, o Departamento de Justiça norte-americano vem negar o mesmo direito à American Airlines e a US Airways. Estranho, não?

     Do leite que todas provaram no passado, a American e a US Airways também têm o direito de provar agora! O Departamento antitruste devia ter começado a negar processos dessa natureza lá atrás, quando tudo isso começou, ou eles, no alto de sua inocência, achavam que uma fusão não puxaria outra, se tornando um efeito em cadeia? É muito óbvio! Quando uma se fortalecesse as outras teriam que se unir para ganhar forças e continuar competindo no mercado.

     Imponha restrições, faça limitações, o que for, mas o direto de fusão não pode ser negado a essas duas companhias que estão com o seu futuro ameaçado. Que besteirada é essa de prejuízo ao povo norte-americano? Muito pior acontece em países como o brasil, que 90% do mercado está saturado em apenas três empresas, com o agravante de que o povo brasileiro utiliza muito pouco avião. Aqui são 0,5 viagens por habitante/ano, enquanto lá são 2 viagens por habitante/ano.

     Essa alegação de defesa de mercado parece mais é um complô das que já se fundiram para derrubar essas duas empresas. Melhor quatro disputando os 80% de mercado hoje, como Bill Baer, o chefe da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, está prevendo, do que apenas três ou menos disputando a mesma fatia amanhã!

     E você, o que é que você acha? Concorda ou discorda dessa ação promovida pelo Departamento de Justiça? Envie sua opinião! Ela é importante para construir um ponto de vista democrático e sadio!

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco