quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

     Como essa é a estreia do ABC aéreo, nós iremos começar por onde todos os pilotos começam: Como um avião voa.


     Saber como um avião voa pode ser uma lição aparentemente banal, ou algo desprezível, porém ela é capital para se ter o controle de uma aeronave. Ela é fundamental, pois, a partir dela, é que se pode avançar no aprendizado de como funciona todos os mecanismos e instrumentos de um avião.

     Entender como um avião voa é o mesmo que entender aerodinâmica, ou seja, é necessário entrar um pouquinho na área da física. Tudo tem como base a asa. Ela é o instrumento fundamental para o voo das aeronaves, ou seja, ela é o coração do avião, e, a turbina, que não é menos importante, serve como um pulmão.

     Ao todo quatro forças atuam no avião, a de tração, a de arrasto, a de sustentação e a peso. A asa e a turbina são as responsáveis por alimentar duas delas, para que elas possam vencer as suas concorrentes, como num cabo de guerra. Essas duas estruturas incrementam as forças de tração e a de sustentação, para que estas sejam maiores que a de arrasto e a peso, respectivamente. A decolagem, no caso, significa a vitória das duas forças sitadas, que depois se estabilizam em relação as outras durante o voo e que, por fim, passam a 'perder' controladamente no pouso.

     Aprofundando um pouco mais o papel da asa, nós temos que ela exerce influência na batalha das forças verticais (a peso e a sustentação) realizando um balanceamento das pressões que atuam nela. Para isso, ela é lisa em baixo, permitindo que o ar passe e provoque uma pressão constante, e curva em cima para haver uma certa quebra na passagem do vento, enfraquecendo a pressão acima da asa.

     A turbina, por sua vez, como pulmão, "alimenta" a aeronave, assim como o nosso órgão nos nutri de ar. Ela faz com que o avião ganhe velocidade, ou seja, ela faz com que a força que leva a aeronave vença aquela que a puxa. Sem ela, não adiantaria de nada a asa, havendo assim uma cooperação mútua, onde uma é extremamente necessária para a outra.

     Resumindo: para que um avião voe, é necessário que uma força vença a outra, como num cabo de guerra, onde a asa e a turbina são os aliados daquelas que fazem o avião voar. Na asa nós encontramos a sustentação, necessária para alçar voo, e na turbina encontramos a velocidade, que faz o avião se locomover.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco