sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

     O Brasil é um gigante, quase um continente, mas pouco explorado. Um dos culpados disso tudo é a falta de infraestrutura aeroviária.

     Mais um ano se passou e mais uma vez o Brasil se mostra incapaz de explorar seu território, onde um dos principais culpados é a falta de opções, que se traduzem em aeroportos, para a aviação nacional. O verdadeiro gargalo brasileiro não está na infraestrutura precária dos atuais aeródromos, mas na falta deles em diversos pontos do extenso território nacional, aumentando as opções e possibilidades de voos.

     O que se pode ver hoje no nosso país, portanto, são aeroportos, como Galeão e Guarulhos, sufocados de voos, enquanto que outros ficam a ver navios. O problema é muito mais sério do que dimensionamos, pois, além de alguns atuais aeroportos serem inutilizados, faltam opções para voos, como, por exemplo, para o sertão nordestino, e o interior dos estados do Centro-Sul.

     É claro que os aeroportos mais utilizados do país possuem infraestrutura precária, mas não podemos achar que esse é o problema a ser resolvido e fim de papo. Pelo contrário, se dobrarmos a capacidade deles, fizermos reformas e outras melhorias, dentro de mais alguns anos voltaremos a estaca zero, aeroportos lotados, descaso, etc.

     Talvez, não sei ao certo, pois minha humilde ciência não me permite tirar conclusões com tanta certeza, esse supersaturamento dos aeroportos pode ser até perigoso e prejudicial a nossa segurança na condição de passageiros, e ai cabe aos especialistas da área confirmarem. E, também, pode ser prejudicial a saúde do financeiro das empresas, tendo ai plena certeza do que estou dizendo.

     Enfim, o que quero dizer, é que o buraco está bem mais embaixo, e que ele nunca será tapado com uma simples pá de terra. A única saída, portanto, e pelo que me parece já foi vista por nossa presidente, é investir na construção de novos aeroportos e, mais importante que isso, incentivar as aéreas brasileiras a explorar novos horizontes. O nosso mercado tem potencial, basta ele levar um empurrãozinho, ou uma leve ajudinha. 

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco