terça-feira, 14 de agosto de 2012

     A Gol anunciou os números referentes ao segundo trimestre deste ano e respectivas medidas.

     No 2T12 a Gol Linhas Aéreas iniciou uma racionalização de voos no mercado doméstico, que teve como resultado a descontinuação de aproximadamente 130 voos diários entre a operação dela e da Webjet. A rentabilidade dos voos foi o principal fator para definir os cortes, tendo sido os trechos longos e os voos noturnos os mais impactados. Como consequência desse movimento estratégico, a receita de passageiros por assento ofertado consolidado apresentou crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Além dessas descontinuidades, em abril, foi anunciada uma reestruturação organizacional visando adequar a estrutura de custos e o tamanho da malha a um novo ambiente macroeconômico. Como resultado desse movimento, cerca de 1.500 postos de trabalhos foram reduzidos no período.

     Ainda em abril, a aérea recebeu a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar trabalhos de pintura (convencional e eletrostática), pesagem e recálculo em aeronaves de outras empresas aéreas em seu Centro de Manutenção, localizado em Belo Horizonte/Confins. A autorização da agência representa mais uma oportunidade de geração de receita auxiliar. Já em maio, a Gol foi a primeira aérea brasileira a utilizar a RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), que reduz o ruído, diminui o tempo de viagem, economiza combustível e, consequentemente, minimiza a emissão de gases poluentes na atmosfera. A Performance de Navegação Requerida permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que, normalmente, poderiam obrigar aeronaves a desviar para outros aeroportos, ou mesmo levar a empresa a cancelar voos antes da partida.

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