segunda-feira, 4 de maio de 2015

     Vamos continuar hoje nossa excursão pelos aeroportos curiosos e pousaremos no Toncontín International Airport.

     Semana passada nós conhecemos um pouco mais sobre o curioso Gustaf III Airport (St. Barth), então hoje vamos continuar nessa linha e visitaremos mais um aeroporto 'diferente'. O voo não vai ser muito longo, pois iremos para um lugar próximo às ilhas caribenhas, vamos para Tegucigalpa (capital de Honduras). Ele é um dos países da parte continental da América Central e sua capital é sede do famoso Toncontín International Airport, o qual será nossa pauta de hoje.

     Antes de mais nada, como de costume, vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade. Ela não é só a capital de Honduras, como também é a cidade mais populosa do país. Ela foi fundada por colonizadores espanhóis e hoje possui uma população de quase 2 milhões de habitantes. A cidade se encontra numa área montanhosa e está 990 metros acima do nível do mar. Quem deseja chegar à cidade por via aérea terá como principal opção o Toncontín International Airport.

     Se você é um entusiasta, então com certeza já ouviu falar sobre esse aeroporto. Ele é muito famoso no meio aéreo e tem um motivo para isso. Boa parte da sua fama é devido aos procedimentos de aproximação e pouso. Além de serem diferentes, eles também são considerados um dos mais difíceis do mundo. Mas vale ressaltar que eles são um prato cheio para os spotters, que estão constantemente registrando os pousos.

     O que faz os procedimentos de aproximação para pouso do aeroporto serem diferentes é a localização geográfica da cidade, que, como já adiantei, fica localizada numa região montanhosa. Então, para conseguir pousar em Toncontín, as aeronaves meio que precisam desviar das montanhas, e foram esses desvios que tornaram a aproximação para pouso na cabeceira 02 muito famosa. Não vai adiantar muito eu tentar explicar como ela é, por isso disponibilizei alguns vídeos abaixo para você entender melhor.

     Só para complementar, gostaria de deixar algumas informações técnicas sobre o Toncontín. O aeroporto possui apenas uma pista (02/20), que é de asfalto, e ela mede pouco mais de dois mil metros. Em 2010, quase 500 mil pessoas passaram pelo seu terminal de passageiros. Ele possui tanto operações militares como comerciais.

     O aeroporto também tem algumas curiosidades. Ele foi classificado pelo History Channel, no documentário Most Extreme Airports, como o segundo mais perigoso do mundo. A difícil aproximação da pista 02, o terreno montanhoso e o tamanho da pista foram alguns dos fatores que influenciaram nesse título. Com o acidente do voo 390 da TACA, o aeroporto chegou a ser proibido de receber grandes aeronaves e boa parte dos voo internacionais foram deslocados para outro aeroporto. Outra curiosidade é que a maioria dos voos para o Toncontín são operados com 757.

     Então é isso, espero que tenham gostado do nosso passeio de hoje pelo curioso Aeroporto de Tegucigalpa. Em breve, publicarei mais matérias sobre aeroportos famosos pela 'periculosidade' das suas operações. Se tiver alguma sugestão de aeroporto, por favor entre em contato conosco!

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco