segunda-feira, 23 de março de 2015

     Hoje continuaremos a traçar a linha histórica do desenvolvimento do A350, o novíssimo widebody da Airbus. (Parte II: Nova configuração)

     Então pessoal, semana passada começamos a falar sobre a história do desenvolvimento do A350. Como vimos, ele teria fuselagem semelhante ao do A330, porém com novos materiais e novas estruturas. Vimos que isso gerou críticas e a aeronave não conseguiu decolar nas vendas. Hoje, vamos continuar a história do desenvolvimento da aeronave e veremos o que a Airbus fez para mudar esse quadro de apatia inicial em relação ao seu novo projeto.

     Na postagem passada nós paramos nas críticas dirigidas à aeronave pelos principais clientes da Airbus. Depois dessas críticas, a fabricante então decidiu fazer melhorias no design do A350. O avião foi remodelado e apresentado em 2006 no Farnborough Airshow. Ele também recebeu um novo nome, passou a ser chamado de A350 XWB (Xtra-Wide-Body). Foi um sucesso! A Singapore Airlines, que tinha criticado o projeto e optado pelo 787, encomendou 20 aeronaves quatro dias depois da sua apresentação.

     As melhorias no avião foram muitas e permitiram inclusive que a capacidade fosse aumentada. O A350 agora podia acomodar fileiras de oito poltronas da econômica premium e fileiras de até dez poltronas da econômica convencional. Assim, ele passou a competir ainda mais com o Boeing 777, já que a capacidade das suas versões passaram para 440-550 passageiros. Deve-se destacar também que a nova fuselagem permitiu melhores níveis de pressão e umidade na cabine, além de menores custos de manutenção.

     Entretanto, as melhorias acabaram aumentando o custo unitário das versões do A350. Além disso, o cronograma acabou sendo reajustado e as previsões de começo de entregas foram adiadas. O primeiro protótipo da aeronave fez seu primeiro voo em 14 de junho de 2013. Foram utilizados cinco protótipos na campanha de testes para conseguir a certificação da EASA e da FAA. Assim, o primeiro A350-900 pôde ser entregue na segunda metade de 2014 para a Qatar. A empresa realizou o primeiro voo comercial do avião em janeiro e a aeronave opera na rota Doha-Frankfurt.

     Próxima semana, veremos detalhes sobre a composição da aeronave e sobre o seu design. Falaremos também das três versões do A350 XWB, suas especificações técnicas e suas encomendas.


PARTE I: AQUI
PARTE III: AQUI

Informações:
http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A350_XWB
http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a350xwbfamily/
http://www.a350xwb.com/

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