sexta-feira, 12 de abril de 2013

     Invasão humana no espaço aéreo acabou gerando problemas incontroláveis, exemplo disso são os "birdstrikes".

     Devido ao sucesso do primeiro vídeo da temporada "Mayday, mayday" decidi debater com os senhores e refletir um pouco sobre a principal causa dos "birdstrikes". Essa também é uma oportunidade que aproveitei para inaugurar esse novo quadro, o "On Time", que serve para fazer críticas e debates rápidos.

     No caso desse tema a ser abordado agora, creio que todos têm uma causa diferente para esse tipo de incidente bastante comum na aviação. Porém, o que ninguém pode negar -mesmo sendo entusiasta da aviação como eu- é que esses choques nada mais são do que consequência da invasão humana no espaço que antes era apenas habitado por pássaros.


     Não podemos culpar as aves por esses incidentes, pois, se a nossa necessidade era de encurtar distâncias através dos céus, então agora soframos as consequências! Nada vem de graça! Sendo assim, só nos resta tentar avançar na busca de soluções para esse tipo de problema, para que possamos salvar tanto pássaros, quanto seres humanos, pois o que ocorreu com o avião da US Airways poderia ter virado uma tragédia assim como em tantos outros que ocorreram posteriormente.

     A verdade é que o mais viável seria o uso de uma tecnologia, já presente em aviões: o radar que detecta outras aeronaves. Você deve estar se perguntando como! E eu lhe respondo: - Muito simples e talvez até um pouco caro! Basta instalar um radar com tecnologia de detecção térmica capaz de detectar movimento de seres vivos próximos a aeronave. Assim, o próprio avião poderia manobrar por si só, desviando dos pássaros e evitando novos prejuízos.

4 comentários:

  1. Então pessoal, qual outra solução vocês dariam para esse tipo de problema tão pertinente?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sua solução sairia cara e portanto enviável, porém, não consigo achar outra solução para esse problema! :(

    ResponderExcluir
  3. Sugiro usar uma buzina forte em um drone tipo multirotor , isso iria condicionando as aves que ao se aproximarem de determinado local ela vai ser incomodada pela frequencia emitida pelo som e vai acabar evitando essas áreas. Outra coisa é que no Brasil se perceberem bem, vai sempre haver lixo nas proximidades das cabeceiras ou limites da cerca de aeroportos.

    ResponderExcluir
  4. Essa sugestão de um sonorizador é muito interessante e bem mais barata que um radar, porém acho que não diminuiria o problema a zero. Já a questão dos lixões já é algo que ajudaria muito a inibição desse tipo de incidente!

    ResponderExcluir

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco