sexta-feira, 8 de março de 2013

     Nos últimos meses, de forma inédita, foi presenciado uma grande participação da ANAC na fiscalização da aviação brasileira.

     Se é falta de assistência aos passageiros quando falta luz, a ANAC resolve punindo o concessionário, e se é para garantir um maior respeito aos passageiros, a ANAC também resolve e passa a retirar slots de empresas que atrasam muito em certo aeroporto. Atuação assim, é inédita aqui no Brasil, até porque não era preciso, já que as aéreas respeitavam os passageiros, mas isso é outro assunto, o que quero dizer é que finalmente a ANAC parece oferecer uma fiscalização à altura que as empresas atuantes na aviação brasileira merecem.

     Não é desmerecendo a atuação feita nos últimos anos pela agência regulamentadora da aviação civil brasileira, mas é impossível comparar o que ela vem fazendo desde o começo do ano, com o que ela vinha fazendo antigamente, pois parecia que a mesma havia parado no tempo e ainda estava vivendo nos bons anos nos quais a aviação brasileira era levada à sério pelas aéreas.

     Tudo bem que no caso do concessionário é meio óbvio que ela teria que atuar dessa maneira, já que agora é uma empresa particular que opera o aeroporto de Brasília. Mas não pense que isso ocorreu porque o serviço da nova operadora é ruim, isso ocorreu porque a ANAC, que é do Governo, não teria mais que multar a Infraero, que também é do Governo, e que controlava o aparelho anteriormente, ou seja, a partir de agora Estado não passa a afetar Estado, simples assim!

     Já no caso da perda de slots por parte das aéreas temos ai uma atuação digna de Oscar, pois é um absurdo o que estava acontecendo e que ainda acontece nos aeroportos brasileiros, onde passa a ser raridade um voo pontual, inclusive nos menos movimentados. Algo assim não se vê em nenhum outro lugar do mundo.

     Tudo isso é bom? Não se engane, tudo isso é apenas fruto de uma perseguição constante da agência na tentativa de tirar o seu nome da lama e das associações com escândalos recentes envolvendo corrupção, a tão rara corrupção que ocorrem nas instituições brasileiras. Tudo isso, portanto, é fruto de puro interesse da empresa. Então, não vá se animando e pensando que tudo vai ser diferente daqui para frente, exceto, é claro, se outros escândalos aparecerem no percurso da nossa querida ANAC.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco