sexta-feira, 20 de abril de 2012

     Hoje falarei sobre um dos problemas mais debatidos sobre a aviação, que é a poluição e os impactos ambientais.



     Um dos grandes avanços na aviação atualmente é a diminuição dos impactos no meio ambiente, mas esse fator ainda é uma forte problemática, que as fabricantes e as aéreas tentam solucionar constantemente. Um dos avanços notáveis visualmente foi a extinção daquela fumaça preta que os aviões expeliam de suas turbinas. Já um avanço mais recente foi  o início da utilização de biocombustíveis em alguns voos, testando a possibilidade de utilizá-lo em todas as viagens futuras.  Uma das principais contribuições nessa vertente é a das fabricantes, pois elas vêm se unindo e procurando, cada vez mais, aumentar a eficiência de seus aviões e diminuir o consumo de combustível das aeronaves. Além desses exemplos, a aviação produz diariamente resoluções que avançam nesse sentido, e que a torna cada vez mais amiga do meio ambiente.
     Não é mais algo distante. Na aviação é cada vez mais comum os voos realizados com biocombustíveis. Em todos os cantos do mundo vê-se aeronaves com selos de biocombustível testando sua utilização como principal fonte de energia da aviação. No Brasil, a TAM utilizou um A320 para fazer parte das empresas que testam esse combustível. Nossos vizinhos da Aeroméxico também utilizaram esse combustível recentemente em voos. Já a ANA, do Japão, fez recentemente uma parceria com a Boeing, para utilizar biocombustível num B787. Esses são apenas alguns exemplos de voos simbólicos, que servem para avançar os estudos nesse sentido. Como o próprio nome já diz, os biocombustíveis são feito de uma fonte renovável de energia e são bem menos poluidores que o QAV.
     Conquistas como essas só podem ser alcançadas se parcerias forem feitas, e é isso que ocorre atualmente. As fabricantes estão com uma prática rara de se ver atualmente: elas estão deixando a competitividade de lado em prol do meio ambiente e do conforto de seus clientes. Essas parcerias permitem que as empresas (Boeing, Embraer e Airbus) juntem seus conhecimentos e produzam algo mais eficaz para o mercado aeronáutico. Sendo assim, elas vêm se tornando mais eficientes a cada dia, oferecendo produtos que unem o útil ao agradável.
     Enfim, a aviação encontrou seu rumo. Hoje ela pode comemorar e orgulhar-se de que anda lado a lado ao pensamento verde, trazendo para si o conceito mundial de sustentabilidade. Sendo assim, temos que o verdadeiro grande passo dela é a substituição gradativa da querosene por biocombustíveis, mas temos também que pequenas modificações nas aeronaves (proveniente de parcerias) agregam, ao novo combustível, outras grandes conquistas que aumentam a eficiência sustentável dos aviões modernos.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco