quinta-feira, 5 de abril de 2012

     Hoje falaremos sobre a importância da boa comida de bordo para fazer a imagem de uma companhia aérea.


     Hoje em dia é muito comum, em todo o mundo, ver companhias aéreas que economizam na comida servida a bordo, para oferecer, ao cliente, um menor preço, mas, como se diz comumente, o barato pode sair caro. As pessoas não fazem questão de pagar um pouco mais, porém fazem questão de ter comida de qualidade dentro do avião. O que se serve para os passageiros é um fator determinante para que o mesmo escolha sua empresa aérea, e isso se reflete, claramente, quando se faz uma pesquisa de opinião, ou, até mesmo, quando são divulgados os números de participação de uma companhia aérea no mercado.
     Não é de hoje que as pessoas exigem comida de qualidade no voo, mas vem de muito tempo, desde os primórdios da aviação. É bem verdade que os preços das passagens aéreas se tornaram menores, mas é verídico, também, que a comida caiu muito de qualidade. O que se pede não é uma comida como antigamente, que vinha servida em pratos de porcelana, taça de cristal e talheres de prata, mas uma comida razoavelmente boa, bem apresentada e de boa aparência.
     No Brasil, se vê, perfeitamente, as consequências da má comida de bordo. Depois da falência da marca VARIG, quem se tornou a nova 'queridinha' dos brasileiros foi a TAM, que, com sua experiência, conseguiu fazer um serviço de bordo razoável e com um toque de tradição. Algo simples como o sanduíche oferecido por ela, só que bem apresentado, fez com que ela atraísse o gosto do brasileiro, tomando, rapidamente, o posto da VARIG, e colocando para baixo a Gol que, apostando no preço baixo e na comida ruim, sofre, hoje, o amargo gosto da perda de credibilidade e da participação no mercado.
     Como se pode ver, não é só o preço que determina a qualidade da companhia, mas o equilíbrio entre o custo-benefício e o serviço de bordo. Sendo assim, é preciso investir, fortemente nessa área, oferecendo, no mínimo, uma comida bem apresentada, pois um grande erro das aéreas é achar que só basta servir a refeição, enquanto é necessário, também, fazer uma boa apresentação e ornamentação da mesma para o cliente, assim como acontece no restaurante.

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