sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
     A Gol possui intenção de comprar a regional Passaredo, foi o que o jornal O Globo estampou na edição de ontem.


                Peço mil desculpas a TAM Linhas Aéreas, pois, hoje, eu estava pensando em fazer um elogio sobre o seu avanço no uso de biocombustível na aviação, mas eu vou apenas abrir um espaço nesta crítica para parabenizar a sua iniciativa. O que eu decidi falar mesmo foi da mais nova “intenção” de compra da Gol Linhas Aéreas. Os senhores devem ter se perguntado, assim como eu, para onde iria o dinheiro que a Delta investiu na Gol, e aqui vai a resposta para isso.
Gol e Passaredo, juntas. Fonte: cidadeurgente.net
                A Gol disse, até achei estranho, que iria investir na expansão da empresa com a bolada que recebeu. Sabe qual é a expansão? Compras. A Gol anunciou que tem a “intenção” de comprar a Passaredo, que é uma empresa aérea regional do Brasil. Mas todos nós já vimos esse filme antes. Quando a Gol declara uma intenção de compra é porque ela vai comprar. No mínimo, por baixo mesmo, isso é um absurdo, está certo que quem tem dinheiro compra o que quer, mas vamos combinar que ela não pode querer comprar todas as empresas aéreas brasileiras (atenção TAM, pois você pode ser a próxima), não podemos deixar que ela monopolize a aviação brasileira. Se ela comprar todas as empresas o que será da aviação brasileira?
                Como bom passageiros que somos, e, não pessoas ingênuas, já está na hora de começar a querer mudanças. Será que vai ser sempre a mesma história: a empresa que se destaca vai ser comprada pela Gol. Sem falar que, com isso, a concorrência vai acabar e, consequentemente, o preço das passagens aéreas no Brasil vai subir absurdamente, no qual, já é alto, pois é mais barato viajar para o exterior do que para dentro do Brasil. Não podemos deixar que, no Brasil, só tenhamos duas empresas aéreas: TAM e Gol.
Avião da Gol ao lado de um Webjet. Fonte: asasbrasil.com.br
                Não existe mais o que fazer no caso da Passaredo, pois de acordo com o jornal, O Globo, há cerca de duas semanas o presidente da Gol, sondou a ANAC sobre a possibilidade de herdar os dez slots da Passaredo no movimentado aeroporto paulista, Guarulhos. E, segundo rumores do mercado, o negócio estaria praticamente fechado, tendo o presidente da Gol adiantado uma quantia de 20 milhões de reais, a título de sinal. O mais ridículo nessa história é, que, um executivo da Gol confirmou a intenção dela e que só irá fechar a compra assim que concluir o processo de aquisição da Webjet no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
                Quero pedir publicamente, aqui no blog, ao Cade que não permita que a Gol devore ferozmente duas grandes empresas aéreas emergentes do mercado brasileiro de uma vez só. Não podemos deixar que a concorrência, o melhor benefício do capitalismo, pois ela é que estimula a melhoria, acabe no ramo aéreo brasileiro, isso pode, até, sem exagero nenhum, ameaçar a segurança dos passageiros do Brasil, pois, as empresas, além de não disputarem mais nos preços, não vão disputar, também, nos serviços e na melhor manutenção e apresentação de suas aeronaves. Por isso, repito mais uma vez o meu não para essa situação, não podemos deixar que isso aconteça, inclusive o Cade.

Informações retiradas do site: melhoresdestinos.com.br

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco