quarta-feira, 11 de setembro de 2013

     Uma rápida reflexão para a noite, pois parece que a GOL não está percebendo que sua busca por lucrar está afastando os clientes.

     Parece que a GOL está adotando medidas inteligentes para aumentar seus lucros. Será mesmo? Essa visão é uma analise precipitada, pois ela está abordando apenas uma das faces da moeda. A verdade é que as medidas adotadas seriam inteligentes, e aumentariam o lucro, se não afastassem os clientes da empresa. Uma dessas medidas foi anunciada hoje e foi a que mais me chamou a atenção até agora devido as mudanças, que ela prevê, no acúmulo de milhas do programa Smiles.

     Para quem ainda não sabe, essa nova medida estabelece que passagens promocionais não podem ser resgatadas na forma de milhas. Aí eu pergunto: aonde já se viu não pontuar passagem promocional num país, como o nosso, em que a maioria da população, quando viaja, sempre procura comprar na promoção? Não faz sentido algum! Essa regra tira praticamente todo o atrativo das passagens dela, pois elas não são tão mais baratas que as da concorrência, e muito menos mais baratas o suficiente para tirar uma regalia como essa, regalia que todas as outras aéreas continuam a oferecer.

     Isso chega até a soar absurdo! Porém... é passível de compreensão, porque talvez a GOL estivesse pensando nos seus clientes executivos, que cresceram muito nos últimos anos. Mesmo assim, isso não justifica, já que com essa medida ela acabou excluindo uma parcela muito grande de clientes que ainda são maioria na empresa. Clientes esses que não são idiotas ao ponto de continuar fidelizado a uma companhia cuja passagem comprada, por ser promocional, não pontua, enquanto que em outras eles poderão tranquilamente resgatar as milhas independente do 'caráter' da passagem.

     É bastante perceptível que essa medida não irá agradar ao público e talvez afastará muitos clientes. Isso é apenas uma suposição, porém bastante concreta e consistente. Como já disse, o povo brasileiro gosta de promoção e, acima de tudo, de vantagens. Portanto, isso leva a crer que os clientes vão sim migrar para outras empresas e programas de milhagens, pois ninguém vê vantagem em comprar uma passagem e não poder pontuá-la por ser promocional, enquanto que em outras isso é possível e o preço é praticamente igual.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco