quarta-feira, 17 de abril de 2013

     Aviação brasileira apresenta melhoras depois da sequência de quedas nos dois primeiros meses do ano.

     Segundo dados divulgados pela ANAC, referentes ao mês de março, a demanda pelo transporte aéreo doméstico voltou a crescer e teve aumento de 1,14% quando comparada ao mesmo mês do ano passado. Esse foi o maior nível de demanda doméstica já registrada para o período desde o início da série que computa esses dados, porém, mesmo com o crescimento, o acumulado do ano decresceu 1,19%. Já a oferta doméstica registrou retração de 5,97%, acompanhando a tendência de queda que se iniciou desde setembro do ano passado, e no acumulado do começo do ano até agora também foi registrada retração, só que de 7,78%.

     Entre as principais empresas aéreas brasileiras, ou seja, aquelas com participação maior que 1%, a Avianca e a Azul destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda com índices de 30,37% e 29,00%, respectivamente. Porém, não foram as únicas a crescer, pois o o Grupo TAM registrou crescimento de 3,76% no mesmo período e a GOL, 6,34%. Em relação à participação de mercado, TAM e GOL continuam na liderança com participação de 39,26% e de 36,19%, respectivamente. Já no acumulado do ano a TAM teve participação de 41,26%, enquanto que a GOL registrou 34,81% de participação no mercado.

     A ANAC divulgou ainda a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos de passageiros que alcançou uma média de 71,33%, apresentando uma melhora de 7,56%. No primeiro trimestre de 2013, o aproveitamento doméstico acumulou alta de 7,15% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 69,46% para 74,42%, sendo essa a melhor taxa de aproveitamento doméstico para o mês de março desde o início da série.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco