segunda-feira, 4 de junho de 2012

     Um MD-83 da Dana Air se chocou com um prédio na Nigéria matando cerca de 150 pessoas.

     Um avião de passageiros, com cerca de 150 pessoas a bordo, se chocou contra um prédio de dois andares no centro de Lagos, cidade densamente populada na Nigéria, neste domingo. Um funcionário da Agência Nacional de Administração de Emergências informou que não houve sobreviventes. O acidente ocorreu no bairro de Ishaga, região de Agege, próxima ao centro da cidade. Autoridades afirmam que a aeronave pertencia à empresa nigeriana Dana Air e seguia da capital Abuja para o aeroporto internacional de Lagos. Algumas informações dão conta de que havia 147 pessoas a bordo, enquanto outras falam em 153. O presidente Goodluck Jonathan declarou três dias de luto nacional e ordenou uma investigação sobre as causas do acidente.

     “O presidente se une a todos os nigerianos no luto por todos aqueles que perderam suas vidas no acidente aéreo que tristemente deixou a nação penalizada”, dizia um comunicado divulgado pela Presidência. “O presidente Jonathan garante aos passageiros de viagens aéreas no país que estão sendo feitos todos os esforços possíveis para garantir que se aprendam as lições corretas (...) e que mais medidas entrarão em vigor para fortalecer a segurança aérea no país”. Entre os mortos, está o porta-voz da Corporação Nacional do Petróleo da Nigéria, Levi Ajuonuma, segundo uma lista de passageiros divulgada pela companhia aérea. Ajuonuma também era o porta-voz do ministro de Petróleo da Nigéria, o maior produtor de petróleo da África e membro da OPEP. A empresa aérea Dana Air disse que ainda está investigando as causas do acidente. O site da empresa informa que ela opera aeronaves modelo McDonnell Douglas MD-83, em várias cidades na Nigéria, onde acidentes aéreos não são raros. Testemunhas disseram que assim que o avião atingiu o prédio, ele explodiu em chamas. Autoridades da Agência de Aviação Civil da Nigéria acreditam que todos os passageiros podem ter morrido. "Eu não acredito que haja sobreviventes" disse Harold Denuren, o chefe da Agência.

     A polícia teve que usar cassetetes para afastar a multidão que se aglomerou próximo aos prédios aonde o avião bateu, para abrir caminho para os serviços de socorro se aproximarem. No entanto, a multidão era tão grande que as ambulâncias, com sirenes ligadas, não conseguiram passar. Depois, dois caminhões de bombeiros e mais de 50 agentes de socorro conseguiram chegar para combater as chamas e localizar possíveis sobreviventes. "Esta multidão é uma loucura. As equipes de resgate não podem nem ter acesso" disse Jimoh, um motociclista que trabalha como táxi que disse ter sentido um barulho enorme quando a aeronave bateu nas construções. Segundo testemunhas, o céu de Lagos estava ensolarado no momento do acidente, descartando a possibilidade de que o avião tenha sido derrubado por condições meteorológicas.

     O aeroporto internacional de Lagos é o maior do oeste da África. Dados da Autoridade Federal de Aeroportos na Nigéria (FAA, na sigla em inglês) mostram que mais de 2,3 milhões de pessoas passaram por ele só no ano de 2009. De acordo com informações da emissora Aljazeera, a Agência Nacional de Aviação dos EUA deu à FAA o status mais alto de classificação de segurança de aviação, em 2010.

Fonte: Portal Reuters via G1

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco