sábado, 26 de maio de 2012

     Hoje falaremos sobre algo comum em todas as áreas que é o preconceito em relação a capacidade de trabalho da mulher.




     Abrimos esta crítica com uma pergunta inicial que é tradição do Avibrasil: Como é que alguém pode achar que uma mulher possui uma capacidade de comando inferior ao do homem? Pois bem, senhoras e senhores, foi isso que aconteceu esta semana em um voo da TRIP quando um homem, ignorante, diga-se de passagem, recusou-se a voar ao saber que o avião seria comandado por uma mulher. Porém, talvez ele não saiba que se ele quisesse voar com um homem comandando, ele deveria procurar outra companhia aérea, já que no quadro de funcionários da TRIP existem 1470 funcionárias atuantes em diversas partes dela.
     São atos como esse, meus caros amigos, que nos revelam o quanto a humanidade ainda é primitiva, pois os dois sexos são capazes de desenvolver a mesma tarefa, onde a única diferença é que o homem é mais ágil, enquanto a mulher é mais detalhista e realiza o trabalho com mais perfeição. Portanto, não existe nenhuma explicação para aquele ataque de nervos! Outro ponto é que as mulheres, bem como os homens, passam pelo mesmo treinamento para poder pilotar uma aeronave como aquela.
     Por não haver muita explicação para esse ato que fez esse cidadão se passar pelo ridículo, queremos aqui trazer um outro assunto que tem muito haver com esse caso: o avanço das mulheres na aviação. Apesar da morte de sua pioneira fazer pouco tempo, as mulheres, desde o seu começo na aviação, vem ganhando muito espaço nesse transporte, e deixaram para trás a ideia de que elas só poderiam trabalhar como aeromoças. Barreiras foram vencidas, porém a mentalidade de algumas pessoas ainda tenta superar obstáculos para mudar a mente primitiva.
     Hoje em dia é bastante comum, não só na TRIP, mas em todas as empresas do ramo, haver mulheres no comando das aeronaves, e isso cresce a cada dia, no qual um dos motivos é a delicadeza e os cuidados que elas possuem com as aeronaves. Sendo assim, se você está pensando em ir ao aeroporto e voar com um comandante, é melhor ficar em casa, pois o seu fim pode ser igual ao do rapaz que atrasou o voo que partiu de Belo Horizonte: ir parar na Polícia Federal!
     O assunto envolvendo disputas de homens e mulheres é muito perigoso, porém tínhamos que assumir esse risco para mostrar algo que está bem em baixo dos nosso narizes: o preconceito dos sexos. Atos como o do rapaz do voo da TRIP, que foi convidado (educadamente) a se retirar do avião, não são tão escassos como se pensa, porém são excessivos. Às vezes o passageiro pode não se manifestar como o cidadão do caso que abordamos, porém podem reclamar particularmente. Atos como esse precisam ser repreendidos para evitar que reapareçam novamente causando transtorno e exposição. Dou publicamente meus parabéns a TRIP por não ter tolerado esse ato de preconceito trazendo-o para a mídia.

2 comentários:

  1. Assim que soube do fato, postei no meu mural a matéria e falei "Homens bestas que não aceitam que as mulheres sejam superiores ganha isso ai ó.
    Na aeronave, quem manda é o comandante, seja homem ou mulher, a palavra final e a voz de comando é do comandante agora não respeite para você ver o seu.
    Parabéns A comandante...." E Sinceramente eu como homem torço para um dia ainda voar com uma mulher no comando, que minha noiva não ouça isto! rsrsrs Mas adoraria passar por esta experiência e comprovar que não existe diferença nenhuma, e que não importa quem esteja no comando homem ou mulher a responsabilidade será a mesma, chegar ao seu destino em segurança.
    Abraços e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodrigo!
    Fico grato que o senhor tenha gostado da minha post. Concordo plenamente com você: todos, homens e mulheres, são treinados e possuem a capacidade de pilotar qualquer tipo de aeronave, eliminando qualquer tipo de diferença entre eles, diferença essa que não existe!

    ResponderExcluir

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco