sexta-feira, 24 de agosto de 2012

     Dessa vez, realmente as marolas atravessaram o atlântico, mas no sentido inverso e já estão se transformando em grandes ondas.

     Enfim chegaram!!! As marolas, agora no sentido inverso, da América para a Europa, atravessaram o atlântico mais rápido do que o imaginado e já surtem efeitos nada agradáveis para as gigantes europeias. E, empresas como a TAP e a Air France lutam contra a crise à moda brasileira, lançada pela TAM e pela Gol. Mas o que está acontecendo, se a procura não estancou como os lucros?

     A resposta é extremamente simples, basta pensar um pouco, que me parece não ser feito pelas aéreas assim como o ex-presidente não o fez ao mencionar a frase inspiradora do título. O problema não está no mercado, mas nos setores envolvidos direta ou indiretamente a ele. O que acontece é que a procura aumentou, porém não acompanharam os custos da crise.

     Não adianta vender aviões ou fazer cortes de funcionários quando se está no aperto, pois, assim como os custos diminuem, a capacidade decresce proporcionalmente, sem mudar o quadro significativamente. A solução então é utilizar outros mecanismos para diminuir (realmente) os gastos, pois, especialmente no caso europeu, a troca de aeronaves por menores não funciona assim como no Brasil.

     Mas que mecanismos são esses que podem solucionar a crise? Muito simples, o que finalmente está sendo utilizado pelas brasileiras e que foram anunciados nesse final de semana. O aumento no preço da passagem é o melhor caminho para aumentar o lucro, mesmo que isso diminua a procura por voos, o que será muito difícil de acontecer já que o mercado está em ascensão contínua.

     É bem verdade que o manuseio das economias é algo bastante delicado, porém se for feito de forma errada, depois, será ainda mais complicado reverter. Portanto, é melhor mudar a visão de cortes de gastos, para a visão de aumento de lucros já que isso pode ser revertido facilmente depois da crise, e voltar ao normal rapidamente.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco