quinta-feira, 5 de abril de 2012

     Voando pelas notícias da aviação brasileira e mundial. Destaques: Lufthansa testa propulsão elétrica em trem de pouso; Air France recebe seu 70º jato B777.


  • Lufthansa realiza testes de propulsão elétrica: A companhia Lufthansa Technik testou com sucesso uma nova tecnologia para a propulsão de rolagem de aviões no solo. Para tanto, motores elétricos foram instalados no trem de pouso principal de um jato A320 a fim de realizar todos os movimentos de rolagem no solo. As modificações necessárias no avião incluíram a instalação de um interface na cabine de comando, fornecimento de energia por meio da unidade auxiliar de energia (APU) e integração de um sistema de refrigeração. O protótipo foi testado durante cinco dias em condições reais de operações com aeronaves. O pushback típico de um avião no portão de embarque assim como a rolagem de e para a pista de pouso e decolagem, por exemplo, foi testado diversas vezes. As parceiras do projeto conseguiram reunir grandes quantidades de dados durante essa fase de testes. Em seguida, todos os fatores serão avaliados conjuntamente com o objetivo de reunir maiores conhecimentos quanto a uma possível realização da propulsão elétrica de rolagem.
Fonte: Portal Revista Flap

  • Air France no número 70: A fabricante americana Boeing anunciou a entrega para a Air France do 60° jato de passageiros 777. O avião acomoda 468 passageiros em uma configuração de três classes. As novas cabines incluem poltronas que viram camas de 180° e medem mais de 2 metros, além de um sistema de entretenimento com TV Wide Screen. O jato 777-300ER também traz 32 das novas poltronas Premium “Alizé”, que oferecem 40% mais espaço comparados a outros assentos da classe econômica. A Air France irá operar o novo aparelho entre Paris e territórios franceses no Oceano Índico e região do Caribe, incluindo Fort de France, Pointe à Pitre e St-Denis de la Réunion. A produção do modelo está na sua taxa mais alta, com um aumento de sete para 8,3 aviões por mês. O programa prevê a construção de 100 aviões por ano a partir de 2013.

Fonte: Portal Revista Flap

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