terça-feira, 20 de março de 2012
     Hoje falaremos do maior e mais belo projeto da aviação que se encontra com varias limitações.


     Foi na década de 80 que tudo começou, mais precisamente em 1988. Engenheiros da Airbus decidiram criar um projeto que transportasse uma grande quantidade de passageiros e que competisse com o B747, iniciando a criação do A380. Hoje, a aeronave já entrou para a história como sendo um dos maiores aviões já fabricados. Entretanto, a operação desse gigante beira o impraticável e apresenta vários problemas que podem levar ao fracasso desse projeto, um deles é a falta de infraestrutura da maioria dos aeroportos. Outro ponto que pode levar esse projeto ao fracasso é fato de que ele vem apresentando alguns incidentes e defeitos que podem manchar sua imagem.

     Problemas com um dos maiores e mais caros  projetos da Airbus, até então, fazem com que as pessoas fiquem receosas, assim como seus operadores. Um exemplo recente foi o da Qantas, que teve de paralisar toda a sua frota de A380 devido a um defeito apresentado no motor de um de seus aparelhos. Além desse, vários outros incidentes, como fissuras nas asas, vêm marcando o início de carreira do gigante.

     O quadro desses problemas devem ser revertidos imediatamente. A confiança no A380 diminuiu muito, pois, apesar de ser um projeto altamente avançado, o mundo da aviação ainda é vítima de preconceitos, e problemas assim, mesmo que pequenos, podem derrubar a reputação de uma aeronave. A rejeição não ocorre apenas por parte dos passageiros, as empresas aéreas também podem começar a repensar a utilidade dessa aeronave, já que suas operações são de alto custo e limitadas.

     A questão aqui não é a desistência do projeto, mas o acendimento da luz de alerta para os possíveis resultados que essas limitações podem levar. Talvez o mundo ainda não esteja preparado para que um superjumbo seja operado em larga escala. Torço para que o projeto dê certo, mas não posso ignorar a realidade de que esse gigante possui muitos obstáculos para serem vencidos. Porém, espero e acredito que esses obstáculos serão solucionados.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco