terça-feira, 7 de abril de 2015
Você sabe por quanto tempo se utiliza um pneu de avião? Vamos esclarecer isso hoje para você.
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A vida útil de um pneu aeronáutico depende de vários fatores, como a frequência de utilização e tipo da aeronave. Isso significa que uma aeronave mais utilizada, e que consequentemente realiza mais pousos e decolagens, tendem a diminuir o tempo de vida útil dos seus pneus. Já aeronaves que são utilizadas menos vezes acabam fazendo com que os seus pneus durem mais tempo.

No caso do 737 e do A320, o jogo de pneus é composto por seis unidades, sendo duas na parte dianteira e quatro na altura da asa. Cada jogo de pneu desse suporta 200 pousos. Se você utilizar a média de pousos diários da GOL como um padrão entre as aéreas, você tem que os pneus dessas aeronaves geralmente são substituídos depois de 16-20 dias de operação. Esse número certamente varia de empresa para empresa, dependendo da frequência com que elas utilizam seus aviões desse tipo.
A vida do pneu, entretanto, pode não acabar aí (quase nunca acaba). Se a estrutura do pneu substituído estiver em bom estado, ele com certeza será recauchutado. Um processo certificado internacionalmente e também pela ANAC, ele consiste em aproveitar a estrutura do pneu e incorporar uma nova banda de rodagem. Se preferir, em termos mais simples: a borracha gasta do pneu será trocada. Em média, um pneu é recauchutado 5 vezes, mas o número pode chegar a 10. Esse processo não só serve para diminuir os custos da empresa, como também ajuda a preservar o meio ambiente.
Um dado interessante sobre a recauchutagem, é que os pneus que passam por esse processo são mais seguros, segundo estudos estatísticos. Então, caso você tenha ficado em dúvida sobre a confiabilidade desse processo, tenha certeza de que ele é altamente seguro.
Certamente, você pôde observar que o pneu é mais uma estrutura da aeronave que recebe bastante atenção, pois ele é essencial para preservar a segurança dos voos. Assim, vários estudos são feitos sobre ele, como, por exemplo, o melhor material para utilizar (borracha natural), o gás que é utilizado para preenchê-lo (195 libras de nitrogênio, que tem menor risco de explodir) e até mesmo o número de pneus necessários numa aeronave para se operar com o máximo de segurança. Esses estudos também garantiram que os pneus aeronáuticos tivessem as características necessárias para uma maior aderência, flexibilidade (já que ele deve suportar variações bruscas de temperaturas extremas e variações de pressão) e resistência para os fortes impactos sofridos nos pousos, acelerações e desacelerações súbitas.
Um dado interessante sobre a recauchutagem, é que os pneus que passam por esse processo são mais seguros, segundo estudos estatísticos. Então, caso você tenha ficado em dúvida sobre a confiabilidade desse processo, tenha certeza de que ele é altamente seguro.
Certamente, você pôde observar que o pneu é mais uma estrutura da aeronave que recebe bastante atenção, pois ele é essencial para preservar a segurança dos voos. Assim, vários estudos são feitos sobre ele, como, por exemplo, o melhor material para utilizar (borracha natural), o gás que é utilizado para preenchê-lo (195 libras de nitrogênio, que tem menor risco de explodir) e até mesmo o número de pneus necessários numa aeronave para se operar com o máximo de segurança. Esses estudos também garantiram que os pneus aeronáuticos tivessem as características necessárias para uma maior aderência, flexibilidade (já que ele deve suportar variações bruscas de temperaturas extremas e variações de pressão) e resistência para os fortes impactos sofridos nos pousos, acelerações e desacelerações súbitas.
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