terça-feira, 31 de março de 2015

     Vamos conhecer agora os diversos fatos curiosos que marcam a trajetória da Família A320 da Airbus.

     A Família A320 da Airbus possui mais de 30 anos, e isso já foi o suficiente para a aeronave apresentar uma bagagem histórica cheia de fatos curiosos. Desde o seu lançamento, em março de 1984, a família de curto e médio curso da fabricante européia foi um sucesso e uma pedra no sapato da Boeing e dos seus queridinhos 737. Um dos fatores que demonstram bem esse sucesso é o fato de que os A320 já transportaram o equivalente à população mundial, ou seja, ele já transportou 7 bilhões de passageiros.

     A Família A320 foi lançada em março de 1984, porém o primeiro voo só foi realizado em 22 de fevereiro de 1987. A primeira aeronave da família foi o A320, depois vieram mais três membros: A321, A319 e A318, respectivamente. Todas as três são variações alongadas ou retraídas da primeira versão. Elas são fabricadas na França (Toulouse / antiga fábrica do Concorde), Alemanha e China.

     Como todo mundo sabe, essa simpática família tem um grande rival desde seu lançamento em 1984, o 737 da Boeing. A aeronave é um best-seller da fabricante norte-americana, tendo monopolizado o mercado durante muitos e muitos anos. Porém, esse domínio durou até a chegada do A320, que foi ganhando espaço e rivalizando de igual para igual com o filhote da Boeing.

     O resultado dessa disputa é que hoje o modelo da Airbus também é um best-seller, ele possui 6.191 aeronaves em operação distribuídas entre 431 empresas. Agora um fato curioso: um dos seus principais clientes é a US Airways. Mas sua presença nos EUA não para por aí. Além dela, outras empresas norte-americanas, como United e American Airlines, também utilizam A320, ou seja, a simpática família virou sucesso até mesmo no país de origem do 737.

     Se você achou tudo isso impressionante, só queria te dizer que a carteira de pedidos da Airbus já acumula 11.537 encomendas só por aeronaves dessa família, ou seja, é quase o dobro do número de aeronaves em operação! Ainda sobre as encomendas, elas representam 2/3 do total de pedidos que a Airbus possui. Hoje, quatro em cada cinco Airbus comerciais que voam são da Família A320 e a cada 2,5 segundos um avião desse pousa ou decola, o que dá uma média de 6,3 milhões de voos por ano.

     Os números e fatos interessantes sobre o A320 não acabaram, vamos ver agora a cereja do bolo. Mais ou menos na metade de 2012, a simpática família havia transportado sete bilhões de passageiros - equivalente a atual população mundial. Esse número foi contado a partir da sua estréia em voos comerciais, que ocorreu no ano de 1988. Impressionante, não?!

     A aeronave é um sucesso de números, sem dúvida. Mas só para complementar, devido ao episódio recente de um acidente com um A320, queria registrar os números de acidentes dessa aeronave. Assim, quero que fique claro que ele também é um sucesso em termo de segurança. Darei aqui uma resposta ao pessoal que colocou a reputação do A320 em dúvida. Desde sua entrada em operação, foram registrados 27 acidentes, o maior deles foi em Congonhas com o da TAM, em 2007. Pode parecer muito, mas como a aeronave é muito operada isso representa uma taxa de apenas 0,14 acidentes fatais por cada um milhão de voos.

     Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o A320, suas curiosidades, fatos e números. Particularmente, acho uma aeronave impressionante e é sempre bom voar a bordo dela. Mesmo assim, sou incapaz de escolher entre o 737 e o A320, pois são dois aviões fascinantes e com peculiaridades que criam experiências de voo diferentes e igualmente prazerosas. Vocês, leitores, preferem alguma delas?


Informações:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/dez_factos_sobre_o_aviao_a320.html

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco