quinta-feira, 26 de março de 2015

     A Airbus entrega sua 9.000ª aeronave 45 anos depois da sua fundação e pouco mais de 40 anos depois da entrada em serviço do seu 1º modelo.

     Hoje resolvi falar sobre algo marcante que ocorreu essa semana: a entrega da aeronave de número 9.000 da Airbus. Então, vou contar essa história de sucesso da fabricante que peitou as indústrias aeronáuticas norte-americanas e ganhou espaço no mercado acabando com o monopólio. Vamos também entender o porquê desse sucesso e fazer um comparativo com a Boeing, para entendermos o que esse número realmente representa.

     Antes de mais nada, vamos comentar sobre a entrega da 9.000ª aeronave. Quem voará carregando esse título será um A321 da VietJetAir (imagem acima). Para quem não conhece a empresa aérea, eu pelo menos não conhecia, ela é vietnamita e foi fundada em 2007, porém só começou a operar em 2011, portanto é relativamente nova. Sua frota é composta por 22 aviões da Família A320 e esse é o primeiro A321 da sua frota, ele faz parte de um pedido por sete aeronaves do tipo. A entrega do 9.000 ocorreu nessa segunda (23/03).

     Falando sobre a história da Airbus, temos que ela foi fundada em 1970, portanto possui apenas 45 anos de idade. A entrega da primeira aeronave (um A300B para a Air France) é ainda mais recente, completou 40 anos no ano passado. Ela produziu apenas dez modelos de aeronaves até hoje, são elas: A300 e A310 (descontinuadas); A318, A319, A320 e A321 (Família A320); A330, A340 e A350 (família de widebodies); e, A380 (o superjumbo).  Todos os modelos foram e são grandes sucessos e disputam o mercado de forma acirrada com aeronaves da Boeing.

     Ainda falando sobre números da fabricante européia, temos que ela atingiu a marca de 8.000 aeronaves entregues há menos de dois anos. É importante frisar também que ela dobrou sua produção anual nos últimos dez anos e agora consegue produzir 600 aeronaves/ano.

     Os números são impressionantes! Mas são justificáveis também, a Airbus sempre buscou trazer um produto inovador para o mercado. Isso fica ainda mais claro quando analisamos o seu primeiro modelo. O A300B entrou em serviço como o primeiro widebody bimotor do mundo. Hoje pode não parecer tão inovador, mas na época ele foi revolucionário. Ele foi inserido num mercado saturado de trijatos e quadrijatos, ou seja, ele era bem mais eficiente e possuía custos operacionais bem mais baixos. Portanto, foi nesse contexto de inovação que a Airbus nasceu e foi nele que ela permaneceu, sendo claro o porquê de tanto sucesso, não concordam?

     Para ficar a título de comparação, apresentarei agora números da Boeing para os senhores. Assim, podemos compará-la com sua principal rival de mercado.

     A fabricante Boeing foi fundada em 1916 por William Boeing e sua primeira aeronave foi o B-1 mail plane, fabricada em 1919. Infelizmente, no site da Boeing, os dados de entregas efetuadas só estão registrados a partir do 707-120 entregue à Pan Am em 15 de agosto de 1958. Vale lembrar também que estão computadas as entregas de aeronaves feitas pela Douglas e pela McDonnell, pois elas foram incorporadas pela Boeing.

     Deixemos as explicações de lado e vamos aos números. Segundo o site da Boeing, a empresa já totaliza mais de 20.000 aeronaves entregues (20.052 para ser mais exato). A última entrega ocorreu no dia 27 de fevereiro deste ano, foi um 787-8 entregue para a American Airlines. Quanto aos pedidos, a empresa totaliza 25.800 encomendas. Em relação ao ano passado, ela bateu novo recorde e conseguiu entregar 723 aeronaves.

     Divulgado esses números da Boeing, deixo para os senhores comparar. Então, a Airbus é ou não é um prodígio da indústria aeronáutica?


Informações:
http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/8524-airbus-anuncia-a-entrega-da-aeronave-numero-9-000
http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-civil/noticias/7105-airbus-comemora-40%ba-aniversario-da-entrada-em-servico-do-primeiro-modelo
http://www.airbus.com/company/history/
http://active.boeing.com/commercial/orders/index.cfm
http://www.forbes.com/2004/01/05/cx_al_0105matchup.html

Um comentário:

  1. Acho que a airbus é um grande prodigio sim . Mais se lembre que ela ja pegou um mercado aquecido , a boeing surgiu quando nem tinha empresa aerea .

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