quinta-feira, 19 de setembro de 2013

     Segunda a associação das empresas aéreas brasileiras, a ocupação média caiu nos voos de agosto.

     As aéreas da Abear (Azul, Avianca, GOL e TAM) transportaram 6,5 milhões de passageiros domésticos em agosto, uma queda de 6,6% em relação a julho. Nesta comparação, agosto também teve redução de 5,7% na oferta, porém com queda ainda maior na demanda, que apresentou retração de 11,1%. Tudo isso resultou numa queda da ocupação média que ficou em 74,2% no mês. Segundo o relatório, TAM e GOL continuam na liderança, com 40,2% e 34,1% do mercado, respectivamente.

     Na comparação com agosto de 2012, a oferta e a demanda cresceram, respectivamente, 3,3% e 4,9%, com isso a ocupação média do mês foi 1,1% maior que em 2012. Ainda segundo relatório da Abear, entre setembro do ano passado e agosto deste ano foram transportados 75,5 milhões de passageiros domésticos, número semelhante ao de 2012, o que, segundo interpretação do presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, constata o que ele vinha falando sobre a elevação dos custos do setor ter motivado as empresas a priorizar operações mais eficientes e recomposição de tarifas.

     Contraproposta do Governo
     Hoje ainda, Eduardo Sanovicz disse que o governo federal deve apresentar uma contraproposta à lista de demandas do setor em, no máximo, dez dias. O dirigente disse que será difícil o governo concordar com a alteração na fórmula de cálculo da querosene da aviação, já que o produto faz parte do portfólio da Petrobrás, mas disse que uma redução no preço pode ocorrer por meio de cortes nos tributos que incidem sobre ele. Além dessa, existe outras reivindicações, como a extensão da isenção de tarifas aeroportuárias e a aplicação de isenções tributárias que são fornecidas às empresas de transporte urbano para as aéreas.

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco