segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

     O ano de 2012 pode ser o mais seguro dos últimos anos, com menos acidentes e incidentes registrados.

     O ano de 2012 promete bons resultados e as aéreas caminham para a conclusão do ano mais seguro de todos que já foram registrados. A média deste ano, até o mês de novembro, foi de um acidente para cada 5,3 milhões de voos segundo a IATA. O total de fatalidades na indústria, o que inclui as aéreas não pertencentes à IATA, chegou a 401, fazendo frente aos 490 no mesmo período de 2011. Já a taxa total de acidentes no mundo envolvendo jatos e aeronaves turboélices construídos no Ocidente e no Oriente caiu de 2,58 voos por milhão para 2,14, e entre os membros da IATA, que incluem todas as grandes companhias aéreas e muitas das pequenas que operam em rotas internacionais, mas não as de baixo custo, a taxa caiu de 1,89 para 1,03.

     Os números são registrados numa contagem que inclui tanto os acidentes fatais quanto os que não ocasionam mortes. O diretor geral da instituição, Tony Tyler, disse que os números são outra prova de que a aviação é a forma mais segura de se viajar. Já a principal autoridade de segurança da associação, Gunther Matschnigg, disse aos jornalistas em um briefing que "até 30 de novembro, se você tivesse de pegar um avião todos os dias, as chances eram de que você voaria 14 mil anos sem um acidente". Com sede em Genebra, a associação também informou que até agora em 2012, pela primeira vez desde os primórdios da indústria na segunda e terceira décadas do século passado, não se perdeu nenhum jato de construção ocidental entre os 240 associados à entidade.

     Matschnigg afirmou ainda que apenas 7% de todos os acidentes deste ano no planeta envolveram a perda de jatos construídos pelo Ocidente, 6% a menos do que no ano passado, e 15% de todos os acidentes foram fatais, contra 26% neste período em 2011. A América Latina e o Caribe reduziram sua taxa de acidentes para todo tipo de aeronave de 5,33 voos por milhão nos primeiros 11 meses de 2011 para apenas 1,37 até agora neste ano.

Texto adaptado Portal Reuters via G1

0 comentários:

Na Rede



Tecnologia do Blogger.

Mais Lidas

Fale Conosco